domingo, 20 de setembro de 2009

XIII Meia Maratona Internacional do RJ

“Considerado o trajeto mais lindo do mundo”. Devo dizer que não é exagero, não. Tenho certeza que essa foi à corrida com o percurso mais bonito e agradável de todas as corridas que ainda vou participar. Correr ao lado do mar por quase todo o percurso e estar cercado de toda beleza natural da Cidade Maravilhosa foi uma experiência extraordinária. Estou muito feliz de ter concluído a minha primeira Meia Maratona tendo o privilégio de iniciar neste tipo de corrida (21 K) no Rio de Janeiro. Vou voltar nos próximos anos. Com certeza!
A minha participação na meia do Rio, começou com a saída de Salvador no sábado (05/09/2009). Fomos de avião e a minha esposa foi junto para ser a “torcida organizada”, o que foi legal, pois tive o seu apoio antes e depois da prova. Ficamos hospedados num hotel próximo a largada da Meia. Por sinal, sugiro aos corredores. A diária é razoável nessa época do ano e no dia da corrida é só caminhar duas quadras e você tá na boca da chegada. Trata-se Scorial Hotel, ali próximo ao Largo do Machado.
Dia da Prova
A largada ocorreu as 8h50, conforme programado. O clima estava ótimo para correr. Amanheceu sem chuva com céu nublado. Meu maior receio era que saísse um sol forte. Mas até nisso o “Senhor do Bomfim” nos ajudou. O dia da corrida estava ótimo, principalmente para um iniciante. A temperatura na largada era por volta dos 29ºC. Não tive informação sobre a umidade, mas obviamente era bem alta devido à proximidade ao mar.
Gostaria de destacar a organização da corrida. Tudo funcionou muito bem. Considerando a proporção desse evento, com mais de 17.000 inscritos, a chance de dar algo errado é muito grande.

Minhas metas para a Meia Maratona do Rio eram:
1- Completar a corrida e manter um rítimo médio inferior a 7 minutos/km. Temia estar cansado, ou ser pego pelo sol forte e calor típico do Rio de Janeiro. Completar a corrida sem lesões ou esforços exagerados já seria uma vitória;
2-Manter os batimentos cardíacos abaixo dos 170 bpm;
3- Beber um gel nutricional a cada 5 km.

Meia Maratona do Rio - Ritmo
Seguir a risca o que foi planejado e a largada foi tranquila e no Km 1 já estávamos numa pequena subida do viaduto, ao passar pela via elevada a gente sentia que estava praticamente no mar. As ondas fortes batendo nas pedras e aquele marzão faziam você esquecer que estava fazendo um esforço físico. Aos 4.8 km comecei a sentir um pequeno incomodo pelo corpo, aproveitei o sinal e bebi o primeiro GUT, dez minutos depois me senti bem melhor.
No km 09, senti um pouco de cansaço, repeti a dose. Isto é tomei outro GUT, novamente dez minutos depois o cansaço tinha melhorado. Aos 14 km, tomei o ultimo GUT e logo após encontrei com a tenda da nossa equipe e ganhei um Gatorrade “geladinho”.
Meus amigos, foi nesse momento que cometi um erro, achei que a prova estava no “papo” e perdi a concentração nos últimos 6 km. Foi a parte mais dura da corrida pois o retorno no aterro do flamengo Km 18 nunca chegava. Quando avistei a placa do Km 18, fiz o retorno e percebi que teria energia suficiente para acabar sem nenhum problema e fiz os últimos 3 Km na maior concentração.
Cruzei a chegada com 2h29m44s. Fiquei muito satisfeito com o tempo e com a certeza que poderia até ter feito um tempo melhor se tivesse forçado mais.
Minha classificação ficou assim:



Tempo Líquido: 02:29:44
Classificação Geral: 8117°
Classificação Faixa: 1156º
Ritmo Médio: 6,56min/km
Velocidade Média:8,6 km/h