Com as mudanças introduzidas devidos aos avanços da tecnologia da informação combinada com o acesso, com custo reduzido, das comunicações estamos desconstruíndo um mundo de fronteiras físicas e transformando para "Fronteiras de Conhecimento".
A "Fronteira de Conhecimento", já em fase de estruturação, me leva para alguns questionamentos:
1- A onde chegaremos ?
1- A onde chegaremos ?
2- Vamos todos para esse novo mundo ou alguns ficarão para trás?
3- Vamos ter regiões ricas e fechadas e outras regiões pobres, com excesso de mão de obra semi-qualificadas, para serem escravizadas pelos grandes aglomerados que controlarão o conhecimento global, as pesquisas e desenvolvimento (P&D)?
4-O Brasil será uma grande fábrica ou um grande celeiro dependente do conhecimento externo?
5-Iremos ter uma grande quantidade de pessoas sem perspectiva de uma vida digna(educação + saúde publica adequada), dependendo exclusivamente do "sopão" = bolsa família e do conhecimento externo?
Finalmente chegamos a uma verdadeira encruzilhada, pois futuro do Brasil depende do caminho que iremos seguir, neste momento atual. Também acho, que estamos tentando adiar a todo custo a decisão de qual caminho a seguir, por nossa falta de capacidade de decidir como nação ou estamos contando com a ajuda da famosa "Lei de Gerson".