segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Fonteiras de Conhecimento

Com as mudanças introduzidas devidos aos avanços da tecnologia da informação combinada com o acesso, com custo reduzido, das comunicações estamos desconstruíndo um mundo de fronteiras físicas e transformando para "Fronteiras de Conhecimento".
A "Fronteira de Conhecimento", já em fase de estruturação, me leva para alguns questionamentos:
1- A onde chegaremos ?
2- Vamos todos para esse novo mundo ou alguns ficarão para trás?
3- Vamos ter regiões ricas e fechadas e outras regiões pobres, com excesso de mão de obra semi-qualificadas, para serem escravizadas pelos grandes aglomerados que controlarão o conhecimento global, as pesquisas e desenvolvimento (P&D)?
4-O Brasil será uma grande fábrica ou um grande celeiro dependente do conhecimento externo?
5-Iremos ter uma grande quantidade de pessoas sem perspectiva de uma vida digna(educação + saúde publica adequada), dependendo exclusivamente do "sopão" = bolsa família e do conhecimento externo?
Finalmente chegamos a uma verdadeira encruzilhada, pois futuro do Brasil depende do caminho que iremos seguir, neste momento atual. Também acho, que estamos tentando adiar a todo custo a decisão de qual caminho a seguir, por nossa falta de capacidade de decidir como nação ou estamos contando com a ajuda da famosa "Lei de Gerson".

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Visita a cidade de Embu - SP

Próximo a cidade de São Paulo existe uma cidadezinha conhecida como "Embu das Artes".
Recomendo ir visitá-la na sua próxima viagem a SP.
Painel feito com fotos dos quadros exibidos nas ruas por seus artistas.



Recomendo o passeio, para quem gosta de artes e artezanatos.

domingo, 20 de setembro de 2009

XIII Meia Maratona Internacional do RJ

“Considerado o trajeto mais lindo do mundo”. Devo dizer que não é exagero, não. Tenho certeza que essa foi à corrida com o percurso mais bonito e agradável de todas as corridas que ainda vou participar. Correr ao lado do mar por quase todo o percurso e estar cercado de toda beleza natural da Cidade Maravilhosa foi uma experiência extraordinária. Estou muito feliz de ter concluído a minha primeira Meia Maratona tendo o privilégio de iniciar neste tipo de corrida (21 K) no Rio de Janeiro. Vou voltar nos próximos anos. Com certeza!
A minha participação na meia do Rio, começou com a saída de Salvador no sábado (05/09/2009). Fomos de avião e a minha esposa foi junto para ser a “torcida organizada”, o que foi legal, pois tive o seu apoio antes e depois da prova. Ficamos hospedados num hotel próximo a largada da Meia. Por sinal, sugiro aos corredores. A diária é razoável nessa época do ano e no dia da corrida é só caminhar duas quadras e você tá na boca da chegada. Trata-se Scorial Hotel, ali próximo ao Largo do Machado.
Dia da Prova
A largada ocorreu as 8h50, conforme programado. O clima estava ótimo para correr. Amanheceu sem chuva com céu nublado. Meu maior receio era que saísse um sol forte. Mas até nisso o “Senhor do Bomfim” nos ajudou. O dia da corrida estava ótimo, principalmente para um iniciante. A temperatura na largada era por volta dos 29ºC. Não tive informação sobre a umidade, mas obviamente era bem alta devido à proximidade ao mar.
Gostaria de destacar a organização da corrida. Tudo funcionou muito bem. Considerando a proporção desse evento, com mais de 17.000 inscritos, a chance de dar algo errado é muito grande.

Minhas metas para a Meia Maratona do Rio eram:
1- Completar a corrida e manter um rítimo médio inferior a 7 minutos/km. Temia estar cansado, ou ser pego pelo sol forte e calor típico do Rio de Janeiro. Completar a corrida sem lesões ou esforços exagerados já seria uma vitória;
2-Manter os batimentos cardíacos abaixo dos 170 bpm;
3- Beber um gel nutricional a cada 5 km.

Meia Maratona do Rio - Ritmo
Seguir a risca o que foi planejado e a largada foi tranquila e no Km 1 já estávamos numa pequena subida do viaduto, ao passar pela via elevada a gente sentia que estava praticamente no mar. As ondas fortes batendo nas pedras e aquele marzão faziam você esquecer que estava fazendo um esforço físico. Aos 4.8 km comecei a sentir um pequeno incomodo pelo corpo, aproveitei o sinal e bebi o primeiro GUT, dez minutos depois me senti bem melhor.
No km 09, senti um pouco de cansaço, repeti a dose. Isto é tomei outro GUT, novamente dez minutos depois o cansaço tinha melhorado. Aos 14 km, tomei o ultimo GUT e logo após encontrei com a tenda da nossa equipe e ganhei um Gatorrade “geladinho”.
Meus amigos, foi nesse momento que cometi um erro, achei que a prova estava no “papo” e perdi a concentração nos últimos 6 km. Foi a parte mais dura da corrida pois o retorno no aterro do flamengo Km 18 nunca chegava. Quando avistei a placa do Km 18, fiz o retorno e percebi que teria energia suficiente para acabar sem nenhum problema e fiz os últimos 3 Km na maior concentração.
Cruzei a chegada com 2h29m44s. Fiquei muito satisfeito com o tempo e com a certeza que poderia até ter feito um tempo melhor se tivesse forçado mais.
Minha classificação ficou assim:



Tempo Líquido: 02:29:44
Classificação Geral: 8117°
Classificação Faixa: 1156º
Ritmo Médio: 6,56min/km
Velocidade Média:8,6 km/h

domingo, 24 de maio de 2009

A Crise segundo Albert Einstein

“Não podemos querer que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo. A crise é a maior benção que pode acontecer às pessoas e aos países, porque a crise traz progressos. A criatividade nasce da angústia assim como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem os inventos, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise supera a si mesmo sem ter sido superado.
Quem atribui à crise seus fracassos e penúrias, violenta seu próprio talento e respeita mais aos problemas do que às soluções.
A verdadeira crise, é a crise da incompetência. O inconveniente das pessoas e dos países é a dificuldade para encontrar as saídas e as soluções. Sem crises não há desafios, sem desafios a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crises não há méritos. É na crise que aflora o melhor de cada um, porque sem crise todo vento é uma carícia. Falar da crise é promovê-la e calar-se na crise é exaltar o conformismo. Em vez disto, trabalhemos duro. Acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora,” que é a tragédia de não querer lutar para superá-la."

sábado, 4 de abril de 2009

Partcipação no Comitê Técnico Setorial Nacional em Goiânia - GO

No período de 01 a 03 de abril, participei do Comitê Técnico Setorial Nacional promovido pelo SENAI, para desenvolvimento do perfil profissional de qualificação do Eletricista de Redes de Distribuição Aéreas de Energia Elétrica.
A metodologia de constituição dos comitês é muito interessante, pois tem como perspectiva de integrar o mundo do trabalho com o acadêmico. Seu objetivo é subsidiar o SENAI para preparar mão de obra qualificadas com as caraterísticas demandadas pelo mercado de trabalho.
Os comitês são compostos de especialistas das áreas de tecnologias, educação profissional, representantes dos sindicatos de empregados e patronais, órgãos públicos e associações.
Neste 03 dias de discussões "calorosas" sobre como é, e será a profissão do Eletriscita de RD, conseguimos propor um perfil onde, no meu entender, o maior ganho foi o reconhecimento e a valoração desse profissional.
Acreditamos que a disponibilização desse tipo de qualificação para sociedade, por uma instituição de ensino do porte do SENAI, será o começo do fim das "brasílias amarelas com escadas em cima", que atuam nas redes de energia, TV a cabo, telefônicas, iluminação pública e etc.
Proponho a disseminação e implementação dessa metodologia para toda a educação (básica, média, profissional e universitária) pública ou privada, visando enfrentar os novos desafios decorrentes das transformações tecnológicas e sociológicas apresendada neste início dessa nova sociedade do conhecimento. Os resultados a serem alcançados proporcionarão uma profunda reforma na educação que estamos oferecendo aos jovens do futuro e uma redução significante as interferências "nefastas" das politicagens partidárias na construção do conhecimento desse país.

domingo, 22 de março de 2009

Regulamentação das Profissões Operacionais

Um ensinamento, que tento aplicar constantemente na minha vida: " Ensine a pescar, em vez de dá o peixe". Portanto, vocês já tem a minha opinião sobre o programa do bolsa família. Temos vários profissionais tais como: Eletricistas de Redes Distribuição, Vaqueiros, Pilotos agrícolas, Operadores de máquinas agricolas, Instaladores de cabeamento estruturado, Operadores de guindautos, Pedreiros, Encanadores entre outras, que aprenderam essas profissões ao acaso ou por tentativa e erros. Consequentemente, muitos acabam se acidentando e as despesas do tratamento sempre paga por nós, contribuintes.
O Brasil está cheio de jovens pobres de 18 a 24 anos sem nenhuma profissão. Então proponho, urgentemente, uma reforma no ensino público onde se regulamente estas profissões operacionais e ofereça a esses jovens uma oportunidade de aprender corretamente as atividades dentro das normas de segurança, visando a redução de acidentes no trabalho.
Nosso bolso agradece !!!!!!

domingo, 8 de março de 2009

Shagri-lá Soterapolitano !!!

Passeando pela orla da Pituba até Porto da Barra de bike, fiquei observando o comportamento do "baiano legítimo", aquele que vive no Nordeste de Amaralina, nos guetos do Vale das Pedrinhas e Alto das Pombas e pensei, será que esse pessoal já tinha encontrado o seu "shagri-lá baiano"? Um lugar paradisíaco situado próximo as belas praias da Pituba, Rio Vermelho e Ondina com vistas maravilhosas e onde o tempo parece deter-se em ambiente de felicidade e saúde, com a convivência harmoniosa entre pessoas dos mais diversos guetos.
Por outros lado, esse encontro dominical nas areias quentes dessas praias banhadas por águas abençoadas por Yemanjá pode ser a promessa de uma sociedade nova e possível, no qual alguns escolhem passear e "deleitar" o domingo, em vez de ficar no seu lar um lugar assustador e opressivo, do qual todos resolvem fugir.
Esse pensamento me incomodou, pois se for verdade, não teremos esses guetos brigando por melhoria, reformas ou mesmo transformando seu lares ambiente dignos, justos e com infraestrutura pública ( saúde, educação e segurança).
Na minha concepção só existe mudança em uma sociedade, quando essa mesma sociedade está incomodada com a maneira que se vive. Agora imagine se todo fim de semana você pode ir para seu "shangri-lá", será que teremos a mesma disposição para brigar por mudanças???

O que é a Supercondutividade?

Foi descoberta em 1911 pelo físico holandês Kamerlingh Onnes, onde se verificou que algumas substâncias, a temperatura muito baixas (próxima de zero absoluto = -273,15 °C), apresentam resistência elétrica praticamente nula. Esse fenômeno recebeu o nome de supercondutividade e, quando o material se encontra nesse estado, ele é denominado supercondutor.
Imagine que, se uma corrente elétrica for estabelecida em uma espira feita de material supercondutor, está corrente permanecerá indefinidamente, mesmo que a fonte de tensão que a estabeleceu seja retirada do circuito.
Os materiais supercondutores poderão desempenhar, no futuro, um papel importantíssimo na transmissão de energia elétrica. É um fato conhecido que, na distribuição da eletricidade há uma perda considerável pelo efeito Joule (aquecimento) em virtude das resistências dos condutores.
Considerando a possibilidade de se construir condutores com esses materiais supercondutores, teríamos toda energia gerada na usina elétrica totalmente utilizada pelos consumidores. Entretanto, na atualidade, é praticamente impossível construir as redes de distribuição - RD e as linhas de transmissão – LT, pois seriam necessários manterem os cabos a uma temperatura próxima de zero absoluta, o que é tecnicamente impossível.
Quando o desenvolvimento tecnológico encontrar uma solução para este problema, a energia que é atualmente dissipada nos cabos transmissores poderá ser totalmente aproveitada e devido a isto, teremos uma economia igual à construção de várias usinas geradoras de energia elétrica. O meio ambiente agradece!!!

A “Terra”, um grande Ímã.

A Terra se comporta como um ímã, estabelecendo que o pólo norte magnético situa-se próximo ao pólo sul geográfico e o pólo sul magnético próximo ao seu pólo norte geográfico. Lembramos que o eixo geomagnético, que liga os pólos norte e sul magnético, não coincide com eixo geográfico da terra. Isto é, forma um ângulo de aproximadamente 13 º e, assim o pólo sul magnético está situado a cerca de 1300 km do pólo norte geográfico, em um ponto ao norte da baía de Hudson, no Canadá.
Durante muito tempo, os cientistas acreditaram que o magnetismo terrestre estava relacionando com os minérios derretidos existentes dentro do núcleo da Terra. Estes seriam os responsáveis pela existência do campo magnético. Estes estudos ainda não foram totalmente comprovados.
Até este momento, ainda não existe uma explicação completa e detalhada da origem do campo magnético terrestre. A teoria mais aceita é a de que este campo seja criado por enormes corrente elétricas, circulando na parte líquida (magma) no interior da Terra, que é altamente condutora.
O que há de mais interessante sobre o campo magnético do nosso planeta são as várias inversões de polaridade que já houve. Observações geológicas permitiram concluir que o sentido da polaridade terrestre foi invertido cerca de 170 vezes nos últimos 17 milhões de anos, ou seja, os pólos sul e norte magnéticos trocam de posição, em média, a cada 100.000 anos! Então vamos esperar .......

domingo, 1 de março de 2009

Novo Padrão de Tomadas e Plugues, até 2010 !!!

Com aprovação da norma NBR 14136:2002, ficou estabelecido a padronização dos plugues em dois modelos: pino redondo com dois terminais e pino redondo com três terminais, sendo um terminal terra. O encaixe do plugue terá o formato hexagonal e as tomadas, nas quais o encaixe será feito, terão um baixo relevo de oito a 12 milímetros de profundidade. Este formato cria uma espécie de "buraco" onde o plugue ficará fixado, evitando folgas e riscos de acidentes.
O antigo pino "chato" deixa de existir com o novo padrão, permanecendo apenas os terminais redondo. Também será proibida a fabricação dos "benjamins" (chamados de "T"), que evitará o excesso de carga concentrada em um único ponto da instalação, exigindo assim um maior planejamento nas instalações.
A tomada - padrão brasileiro- teve que se adequar aos novos plugues, isto evitará o aquecimento do condutor e conseqüentemente, o desperdício da energia elétrica . Outra exigência do novo padrão é a presença do terceiro pino (condutor terra), para adaptá-lo ao sistema de aterramento das instalações elétrica (exigência NBR 5410).
A padronização prevê dois tipos de tomadas: de 10A e de 20A, que se diferem em relação ao orifício para encaixe dos plugues. Dessa forma, a tomada de 10A não aceita plugues de 20A. Já a tomada de 20A aceita a inserção de ambos.
Lembramos também, que somente instalar a tomada com terceiro pino não protege contra descargas se o aterramento (fio terra) não estiver instalado. Então, além de instalar as novas tomadas, devem adequar as instalações prediais.
A data limite para comercialização desses equipamentos é 01 de janeiro de 2010, até lá ....

Certificações das Instalações Elétricas Prediais.

Qualquer instalação nova, ampliação ou reforma de instalações elétricas existentes devem ser inspecionadas e ensaiadas, durante a execução e/ou quando concluída, antes de ser colocada em serviço pelo usuário, de forma a se verificar a sua conformidade com a NBR 5410 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão.
A partir do ano 2009, no Estado de São Paulo, será obrigatória a avaliação de conformidade das instalações elétricas e a sua liberação será fornecida pelo Corpo de Bombeiros. Conheça os itens que serão avaliados:
1. Se há um projeto da instalação elétrica ou reforma e está de acordo com o que foi instalado;
2. As caixas de ligação devem estar sempre tampadas;
3. Os produtos e dispositivos de proteção (disjuntores, fios e cabos, reatores e lâmpadas
fluorescentes, interruptores e tomadas) devem possuir o selo do IMMETRO;
4. As emendas dos fios e cabos não podem estar dentro de eletrodutos. Devem estar sempre
dentro das caixas de passagens, e bem isoladas;
5. As tomadas precisam ser do tipo com contato de aterramento, ou seja, dois pólos e terra, conforme exigido pela NBR 14136;
6. O fio terra deve estar instalado em todas as tomadas e nos pontos de iluminação e deve ser
com capas nas cores verdes e amarela, ou simplesmente verdes;
7. Os circuitos de iluminação não devem estar com os circuitos que atendam às tomadas,
somente em casos especiais;
8. Os circuitos de iluminação devem ser instalados com fio de secção maior ou igual a 1,5 mm2;
9. Os circuitos de tomadas de uso geral devem ser instalados com fio de secção maior ou igual a 2,5 mm2;
10. É necessário ter pelo menos um Dispositivo Residual (DR) de 30 mA instalado no quadro de distribuição;
11. Se existe algum condutor neutro sendo utilizado como condutor de proteção (fio terra), neste caso deve ser eliminado;
12. Os eletrodutos devem possuir folga de aproximadamente de 50% em seu interior após a passagem dos condutores;
13. O quadro de distribuição deve possuir proteção para que os usuários não tenham acesso às partes vivas;
14. O quadro de distribuição não deve ser construído com material combustível como madeira, por exemplo, e deve ser identificado na parte externa;
15. O quadro de distribuição deve estar localizado longe de áreas molhadas, fonte de gás e tem de estar desobstruído para fácil acesso;
16. Os dispositivo de proteção (disjuntores, fusíveis e DRs) devem possuir identificação para que o usuário identifique a que circuito cada proteção pertence;
17. A cor do fio neutro deve ser sempre azul-clara;
18. Teste o DR acionando o botão teste. Este deve interromper a passagem da corrente elétrica;
19. Verifique a continuidade do condutor de proteção, dos equipamentos até a haste de aterramento;
20. Verifique se a haste de aterramento existe e não estar danificada e se está conectado o fio terra.
21. Verifique se não há fios soltos no piso, nas paredes, no teto, mesmo que sobre forros ou revestimentos;
22. Verifique o funcionamento operacional das instalações, e se não há algum componente visualmente danificado; Troque-o.
Caro leitor, agora que você conhece os itens da certificação, aproveite e faça uma inspeção na sua residência. Verifique se a instalação elétrica da sua casa passaria na avaliação!!!
Segundo a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), em 2003, foram registradas 286 mortes e mais de 300 casos de acidentes, com lesões graves, em instalações elétricas má conservadas

O Choque Elétrico !!!

O corpo humano é movido pela eletricidade. É ela que, através dos impulsos elétricos do Sistema Nervoso, nos faz sermos o que somos.
O nosso Sistema Nervoso é bidirecional, ou seja, os impulsos elétricos vão para o cérebro e também dele emanam. Eles são de uma amplitude muito pequena, medida em miliampères (hum miliampère equivale a 1 Ampère dividido por 1000). Para se ter uma idéia, uma lâmpada de 100 Watts (W) consome 0,46 Ampères se estiver ligada em 220 Volts. Já a corrente que circula em nosso corpo dificilmente ultrapassa os 25mA (25 miliampères), é tão pequena que, para medir essa corrente, os médicos necessitam de aparelhos muito sensíveis, como os usados para eletroencefalogramas, eletrocardiogramas e eletroneuromierografias.
O choque elétrico no corpo humano propriamente dito depende três fatores: tensão, resistência e área de contato.
A tensão é medida em Volts (V), também conhecida por voltagem. Em nosso dia a dia, temos desde os 1,5V de uma pilha pequena, passando pelos cerca de 110/220V de nossas residências e pelos 13.800V (=13.8 kV) de tensão primária da companhia distribuidora de energia elétrica, até os 69.000V(=69kV) ou mais das linhas de transmissão.
A resistência é medida em Ohms (Ω) e quanto menor ela for maior poderá ser o choque que levaremos. Quando levamos um choque, é o nosso corpo que oferece resistência à passagem da corrente elétrica, em média ele equivale aproximadamente 300 Ω (Ohms).
A área de contato é muito importante, pois quanto maior ela for e quanto mais umidade contiver, maior também será o choque elétrico.
É a partir dos 30mA (30 miliampères) que a corrente pode começar a provocar efeitos danosos em nosso corpo, indo desde um leve formigamento, passando pela paralisia momentânea e pela tetanização (rigidez total dos músculos), e podendo chegar a fibrilação (movimentos descoordenados do coração), parada cardíaca ou respiratória.
As conseqüências do choque elétrico dependem principalmente:
1- do percurso da corrente no corpo humano;
2- da intensidade e do tempo de duração;
3- das condições orgânicas do indivíduo.

Como a Energia Elétrica é produzida ?

Como a energia elétrica é gerada?
A energia elétrica provém do movimento de elétrons ou íons que é produzido numa máquina chamada de gerador elétrico. Para ser produzida em grandes quantidades utilizamos diversas fontes, tais como: a força das águas; os ventos; o sol; a biomassa; os combustíveis fósseis e nucleares.
O Brasil possui vários rios, portanto a nossa energia elétrica é produzida principalmente por hidrelétrica (mais de 90%). Ainda assim, possuímos a eletricidade gerada em termelétricas que utilizam à fissão nuclear, carvão mineral e óleo combustível.
Como é produzida energia em hidrelétricas?
Para transformar a energia mecânica em energia elétrica, geralmente interrompe-se um rio construído uma barragem. Isto provoca a formação de um lago artificial chamado reservatório. A água captada no reservatório é conduzida até a casa de força através de canais, túneis e/ou condutos metálicos fazendo movimentar uma turbina e também o gerador, pois este é acoplado mecanicamente à turbina. Após passar pela turbina hidráulica, na casa de força, a água é restituída ao leito natural do rio, através do canal de fuga.
A energia elétrica produzida no gerador é levada através de condutores até o transformador elevador, onde tem sua tensão (voltagem) aumentada, para uma condução adequada através de linhas de transmissão, até os centros de consumo.
O que é Watt-hora?
A energia elétrica é medida em Watt-horas, mais na prática é utilizado o quilowatt-hora (kWh); ou seja, é o consumo de 1000 Watts em 1 hora. Para descrever seus múltiplos utilizam-se as palavras gregas:
k (kilo)= mil =>kWh 1.000 Wh = 1 kWh
M (mega)= milhão =>MWh 1.000.000 Wh = 1MWh
O aparelho que se mede a energia elétrica é o "Medidor de Energia Elétrica".

O que é Eletricidade Estática ?

Qual a finalidade das correntes de ferro pendurada embaixo dos caminhões que transportam combustíveis, de modo que uma extremidade toca no chão?
Estando o caminhão tanque em movimento, ele está constantemente colidindo com as moléculas presentes do ar e também atritando o combustível transportado com o tanque. Essas colisões, o atrito, são capazes de desequilibrar os átomos das partes metálicas do caminhão, deixando-o eletricamente carregado. A finalidade da corrente é fazer com que escapem para a terra as cargas elétricas que se acumulam devido o atrito, estando o caminhão parado ou em movimento.
Ao estacionar o caminhão, ele ainda poderá esta com falta ou excesso de elétrons. Para minimizar o risco de acidentes, torna-se obrigatório aterrar o caminhão, pois ao aproximar a mangueira do bocal do tanque para esvaziamento do combustível, poderá formar-se uma faísca devido à eletricidade estática acumulada, com potencial para inflamar os gases combustíveis, causando um incêndio ou uma bela explosão!!!
Observe que nos aeroportos, os reabastecimentos dos aviões utilizam os mesmos procedimentos de aterrar as partes metálicas.

domingo, 25 de janeiro de 2009

Chile - Parque Torres Del Paine

Dia 14 a 16/01/2006 – Visita a Punta Arena e Puerto Natales

Chegamos a Punta Arena através de seu pequeno e moderno aeroporto. No caminho para a cidade visualizamos o Estreito de Magalhães, ligando o oceano Atlântico ao Pacífico e vice-versa. Do outro lado, enxergamos a Terra do Fogo, a ultima faixa de terra do continente sul americano.
Para nossa surpresa, Punta Arena é uma cidade muita bem estruturada com aproximadamente 120.000 habitantes, com todo conforto de uma cidade moderna. Pegamos um ônibus para a cidade Puerto Natales que fica distante 270 km, e leva aproximadamente 03 horas de viagem pelas pl
anícies imensas da Patagônia. Visualizei muitas ovelhas naquela imensidão e a baía da “Ultima Esperança”
Nosso objetivo de ir Puerto Natales, foi visitar o “Parque Torres Del Paine” que fica a 150 km ao norte. Na minha opinião, tive o privilégio de conhecer um dos lugares mais bonitos do “planeta Terra”. Ótimo, para visitar e fazer trekking.
Se apreciar anda
r “a pé” em contato com a natureza este é o “lugar”. Nesta região você se deslumbra com os tamanhos e as forças dos ventos, montanhas, lagos, rios e geleiras.
Como planejei pouco tempo para conhecer o “Parque Torres Del Paine”, ao sair de lá, tive a certeza que voltarei.
Utilizamos a empresa aérea chilena Sky Airline para a viagem dentro do Chile, pois foi quem ofereceu a melhor tarifa. Reservamos as passagens através da Internet, mas só compramos em Santiago. Uma dica, reserve no mínimo três dias para visitar o parque. Você pode obter maiores informações através do site: http://www.sernatur.cl/

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Chile - Cidades Puerto Varas y Puerto Montt

Dia 10 a 13/01/2006 – Visita a Porto Varas e Porto Montt

Partimos de ônibus da empresa Pullman da cidade de Santiago às 20h30. A distância até Porto Varas é de aproximadamente 950 km, que são percorridos em 12horas de viagem devido à ótima rodovia Pan-americana.
Porto Varas uma cidade com aproximadamente 20 mil habitantes localizada a margem do lago LLanguilue ( = água profundas) e próximo ao vulcão Osorno ( = demônio das neves). Sua principal fonte de renda é o turismo. Já a cidade de Porto Montt fica distante 20 km de Porto Varas e possui 200.000 habitantes, uma cidade comercial, maior porto de exportação de salmão, morangos e cerejas.
O lago llanguilue foi formado por 85% de chuvas 15% de águas derretidas das neves pelos vulcões Osorno (foto ao lado) e Cabulco. Possui profundidade de 350 metros é ocupa uma área de aproximadamente 100 km2. Locais que visitamos e vale apenas ir:
- Dane´s Cafés e Restaurante -> Comer “Congriu” na chapa e vinhos Santa Digna e Esmeralda Real;

- Passeio em Frutillar -> Uma pequena cidade fundada em 1945, com arquitetura e a cultura totalmente alemã;
- Passeio no Vulcão Osorno -> Muito legal para quem subir no teleférico até a base glacial;
- Passeio a Peulla (foto ao lado)-> A viagem é muito confortável e possuem belas paisagens. Os hotéis em Peulla ficam um pouco a desejar. Comida “Cara” e sem opção para quem não quiser pagar os passeios.

sábado, 10 de janeiro de 2009

Chile - City Tour em Santiago

Dia 09/01/2006 – City Tour Santiago
Hoje, optamos em fazer um passeio pelo a cidade histórica de Santiago. Para isso, utilizamos um guia (Chile – Fodor`s) e iniciamos a tour pela Plaza da Armas.
Depois encaminhamos para uma visita ao Parque Metropolitano, onde subimos o “Cerro San Cristobal”, utilizando o teleférico (=$1200,00 pesos) e descemos pelo funicular ( = $1200,00 pesos). No topo da serra está localizada a Virgem da Imaculada Concepcion , onde o papa João Paulo ministrou uma missa na sua visita ao Chile. Neste mesmo parque encontra-se o Jardim Botânico e o Zoológico.
Outro passeio recomendado é visitar e garimpar as lembranças em várias galerias com lojas de artesanato, existentes no Centro de Santiago.

A seguir algumas dicas para ser utilizada quando visitar à cidade de Santiago:
1- Os banheiros (Banos) são limpos e normalmente custam $ 200,00 pesos por pessoa;
2- Jovens menores de 18 anos são proibidos acesso adentrar em lugares que servem bebidas e cigarros;
3- O bilhete do metrô tem um preço de $320,00 fora da hora do “Rush” (07:00 às 08:59h) e um preço de $ 420,00, entre 18:00 às 20:59h;
4- No verão o dia escurece a partir das 21:00h;
5- Para comprar de passagem de ônibus para Porto Varas e Porto Montt pode-se utilizar as lojas da Pullman e Tur-Bus, existentes na estração de metrô Universidade do Chile;
6- Também é possível fazer câmbio com Real;
7- As melhores taxas para câmbios encontram-se em casa situadas na rua Agustinas;
8- Os melhores cafés para adultos homens são os cafés Haiti e Caribe localizados na região Centro;
9- Todas rodoviárias possuem quarda-volumes (custodia);
10- No Chile a tensão elétrica é de 220 Volts;
11- Nos sanduíches completos você encontra abacate (Palca) amassados;
12- Dê preferência a utilização de tênis para passeio, pois Santiago se conhece caminhando;
13- Nas contas de bares e restaurantes não estão incluídos os 10%.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Chile - Valparaíso y Vina Del Mar

Dia 08/01/2006 – Valparaíso y Vina Del Mar

Hoje resolvemos conhecer as duas cidades mais famosas do Chile. Como é verão, o sol fica “acordado” até às 21h, então é possível ir de Santiago até as duas cidades e retornar para a capital do Chile.
Fomos de ônibus da empresa Condor, que sai do terminal São Borja, e comprando o bilhete de ida e volta, tem um abatimento. (Ida = $ 4.000,00 e Volta = $ 2.100,00 pesos).
Passamos pelo vale do vinho na cordilheira do Andes e fiquei impressionado pela a quantidade de “parreiras” que encontramos e a infraestruturas das vinícolas. Para minha admiração foi com a estrada (rota 68), pista dupla privatizada com todos acessórios: atendimentos médicos, telefones a energia solar e socorro mecânico. Quando teremos a nossa BR 324 na mesma situação? Vale apenas ressaltar, que a economia do Chile é menor do que a de São Paulo.
Chegamos a Valparaíso as 11:00h e fiquei deslumbrado com a cidade. Antigamente, tinha sido um porto marítimo mais importante da América do Sul, mais com abertura do canal do Panamá hoje é, o principal porto marítimo de exportação do Chile. É uma cidade que mistura o passado com o presente com seus “los miradores”, “paseos” e “plazas”. O antigo com o presente junto, muito interessante essa “mistura”. Encontramos ainda, muita gente de vários lugares do mundo visitando essa bela cidade cheia de “funiculares” (14), ligando o alto da serra com a parte baixa da cidade. Um verdadeiro labirinto de pequenas ruas que vocês vão descobrindo vista cada vez mais maravilhas e seus belos restaurantes e pousadas aconchegantes.
Recomendamos fazer uma refeição nessa cidade saboreando um peixe chamado “congrio”, uma delícia!!!!!
Vina Del Mar uma cidade muito próxima totalmente diferente, moderna, rica e com belos balneários e seu famoso cassino. Cidade de filme de hollywood.
Faço a seguinte comparação: “Uma é a irmã mais velha cheia de sabedoria e história e a outra, a mais nova, cheia de beleza e arroubos da juventude”.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Chile - Acompanhe a Viagem 1 e 2 dias

Caros amigos.
Resolvir passar as minhas férias no Chile, e para vcs estou disponibilizando as minhas experiências para servir de bases para as suas futuras viagens a este país.
Vale apenas vir no verão. Temos uma impressão que só devemos fazer turismo no Chile só no inverno. O que é totalmente errado.
Segue o meu relato dia-a-dia.

Dia 06/01/2006 - Santiago
Partimos da cidade do Salvador no vôo 1697, da companhia Gol, previsto para 12h50 mais só embarcamos as 13h30. Paramos no Rio de Janeiro para Santiago, com escalas em Buenos Aires. Como de “praxe” chegamos às 2h30, atrasados em uma hora. Não recomendo esse vôo (7456), pois é um verdadeiro “pinga-pinga”.
Hotel Panamericano*** - Rua Teatinos 320 – Fone 672-3060 –
http://www.hotelpanamericano.cl/
Informação importante - Como o Chile é um grande produtor de produtos agrícolas, a fiscalização na fronteira é muito rígida com a alimentação que estamos carregando tais como: (mel, frutas e propólis).
Cambio no aeroporto: U$ 100,00 = $ 61.100,00 pesos – U$ 917,00 pesos = $ 60.183,00 pesos líquidos.

Dia 07/01/2006 - Santiago
Acordamos às 10h00 e quando chegamos ao café da manha do hotel ficamos surpresos, pois não tinha mais nada. Imediatamente os garçons muito atenciosos providenciaram a reposição de todos os produtos. Fizemos uma boa refeição matinal.
Contatamos com as empresas de turismos para reservar a parte faltante da nossa viagem ao parque Torres Del Paine na Patagônia.
CTS – Turismo 251-0400
Sky Airline – 353-3169 (Passagem aérea)
Conseguimos resolver todas as pendências de passagem e hospedagem em Porto Natales e ficamos muito impressionados com o atendimento oferecidos pelos os chilenos, cortes e atenciosos.
Almoçamos num restaurante de auto-serviço no centro da cidade, excelente. A comida era farta e bem temperada. Na cidade tem vários carrinhos com motte e hesillos.....
Foi muito legal à volta ao café Haiti para beber um café chileno e olhar para as “pernas” das chilenas. A minha filha que ficou com muito ciúme, mais do que a minha “may-mai”. Achei muito engraçado.
Fomos uma apresentação de teatro na praça atrás do palácio do governo do Chile(casa de La Moneda), ficamos impressionados com o povo e a educação dos policias com os seus cachorros de vigilância.
Fiquei encantado com a cidade de Santiago, muita educação da sua população e ainda a sua modernização tanto da infraestrutura, como da sua população. Será que a ditadura chilena deu resultado????
Como brasileiro, fico pensando que estamos anos de distancia atrás do Chile e que teremos de fazer uma revolução na educação do nosso povo para alcançar esse país. Que pena que vejo as ações no Brasil muito tímidas neste sentido. Outra coisa que me chamou atenção foi à falta de palavras em inglês no dia-a-dia do seu povo, a valorização da sua língua, o que não possuímos.
O metrô é muito organizado, limpo e rápido.