No período de 01 a 03 de abril, participei do Comitê Técnico Setorial Nacional promovido pelo SENAI, para desenvolvimento do perfil profissional de qualificação do Eletricista de Redes de Distribuição Aéreas de Energia Elétrica.
A metodologia de constituição dos comitês é muito interessante, pois tem como perspectiva de integrar o mundo do trabalho com o acadêmico. Seu objetivo é subsidiar o SENAI para preparar mão de obra qualificadas com as caraterísticas demandadas pelo mercado de trabalho.
Os comitês são compostos de especialistas das áreas de tecnologias, educação profissional, representantes dos sindicatos de empregados e patronais, órgãos públicos e associações.
Neste 03 dias de discussões "calorosas" sobre como é, e será a profissão do Eletriscita de RD, conseguimos propor um perfil onde, no meu entender, o maior ganho foi o reconhecimento e a valoração desse profissional.
Acreditamos que a disponibilização desse tipo de qualificação para sociedade, por uma instituição de ensino do porte do SENAI, será o começo do fim das "brasílias amarelas com escadas em cima", que atuam nas redes de energia, TV a cabo, telefônicas, iluminação pública e etc.
Proponho a disseminação e implementação dessa metodologia para toda a educação (básica, média, profissional e universitária) pública ou privada, visando enfrentar os novos desafios decorrentes das transformações tecnológicas e sociológicas apresendada neste início dessa nova sociedade do conhecimento. Os resultados a serem alcançados proporcionarão uma profunda reforma na educação que estamos oferecendo aos jovens do futuro e uma redução significante as interferências "nefastas" das politicagens partidárias na construção do conhecimento desse país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário