Os sistemas fotovoltaicos de energia autônomos são aqueles que produzem e armazenam eletricidade através de baterias, sendo utilizados onde se necessita alimentar carga à noite ou em períodos nublados. Esses sistemas fotovoltaicos encontram-se principalmente em regiões remotas ao redor do mundo sendo na eletrificação rural a área mais difundida.
Normalmente, o sistema fotovoltaico de energia autônomo é composto por um conjunto de células solares que formam os módulos solares e por equipamentos complementares, como baterias, controladores de carga e inversores.
Esses componentes possuem as seguintes funções:
- Os módulos solares são considerados os dispositivos mais importantes do sistema, pois é o responsável pela conversão da energia solar em energia elétrica.
- As baterias armazenam a eletricidade obtida através da luz solar durante o dia, possibilitando o funcionamento das lâmpadas e dos aparelhos elétricos à noite.
- O controlador de carga é instalado entre os módulos e as baterias para gerenciar o processo de carga e descarga das baterias, evitando que as mesmas sejam sobrecarregadas ou descarregadas além de limites pré-determinados, aumentando assim sua vida útil.
- O inversor é necessário em um sistema fotovoltaico quando necessitamos alimentar carga em corrente alternada.
Um comentário:
Olá, estou começando meu projeto de monografia e estou interresada em fazer um aquecedor solar com garrafas PET, você tem alguma informação sobre o assunto para disponibilizar?
Gostei muito do seu blog.
Sou de Minas Gerais.
apenasumolhar-engenharia.blogspot.com.br/
Postar um comentário