Nesta época de carnaval, todos nós gostamos de um bom som. Mas tudo isso precisa de eletricidade para funcionar. E na maioria das vezes, acredita-se que basta conectar os aparelhos na primeira tomada de parede que se encontrar. Completo engano: quase sempre as instalações elétricas que vão atender os equipamentos de sonorização não são adequadas ou não recebem os cuidados devidos.
Assim, o assunto Eletricidade é dos mais importantes da festa. Mas também é dos mais ignorados pelos “promoters” e operadores de som. Talvez pela simplicidade aparente - muita gente acha que é só ligar tudo na primeira tomada que aparecer na frente.
Mas ficam dois alertas. O primeiro é o seguinte: para dimensionar um sistema de energia adequado, é necessário pessoal qualificado.
O segundo é quanto ao perigo. NÃO MEXA COM ELETRICIDADE se você não tem formação específica para isso. Existe risco de MORTE. Aquelas caveiras pintadas na frente de quadros de energia não estão lá à toa!
Para tanto, vamos dar como exemplo o sistema de sonorização de um pequeno camarote de carnaval. Esse sistema tem no mínimo, os seguintes equipamentos:
Mesa de Som – consumo máximo de 335 Watts
4 amplificadores – consumo máximo de 1.800 Watts cada
1 Equalizador – consumo máximo de 30 Watts
1 Compressor – consumo máximo de 25 Watts
4 microfones sem fio – consumo máximo de 12 Watts cada
Temos então:
Mesa de som = 335W
Periféricos / microfones sem fio = 103W
Amplificadores = (1800 x 4) = 7.200 Watts.
Total: 7.638 Watts (arredondando, 8 kW)
Note que há sempre necessidade de pessoal qualificado para dimensionar a quantidade de eletricidade necessária para sua festa. Caso de dúvida recomenda contatar com a distribuidora de energia elétrica da sua cidade, para ajudá-lo no dimensionamento correto das instalações elétricas necessárias para sua festa de carnaval, para que está não se transforme em um verdadeiro MICO !!!!!.
Nenhum comentário:
Postar um comentário