Os benjamins em “T” são aqueles dispositivos utilizados para conectar ao mesmo tempo diversos aparelhos elétricos. Geralmente, são fabricados com três saídas utilizadas para compartilhar uma única tomada elétrica.
Com a mudança dos padrões de plugues de tomadas residenciais brasileira, a partir de janeiro 2011, todos os benjamins em “T” que são vendidos no camelô sem a chancela do Inmetro estão proibidos. No entanto, qualquer fabricante que produzir o dispositivo poderá vendê-lo, desde que comprove sua segurança e eficácia através de certificação. (observar a existência do selo do Inmetro no dispositivo)
Quase toda casa possui pelo menos um benjamim. Entretanto, é importante que o habitante saiba como evitar situações que possam causar curto circuito ou uma sobrecarga que venha “aquecer” a fiação da sua instalação elétrica. Isto porque a soma das correntes consumidas pelos aparelhos ligados ao benjamim não deve ultrapassar o limite de 10 amperes, o que é aceitável para uma tomada residencial comum no Brasil.
Ressaltamos que no caso das tomadas de geladeiras, freezeres, aparelhos de microondas, fornos elétricos, grills elétricos, torradeiras e/ou sanduicheiras elétricas, ferro elétrico de passar roupa entre outros não devem ser utilizados comitantemente nestes dispositivos, pois ultrapassa o limite de corrente estabelecida.
Recomendamos evitar a utilização do chamado benjamins em "T", através da instalação de mais tomadas, não esquecendo dos limites de condução de corrente elétrica dos condutores da sua residência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário