No Brasil, a energia elétrica gerada é predominantemente hidráulica (palavra que vem do grego e é a união de hydra = água, e aulos = condução/aula/tubo), sendo a assim, exemplificamos algumas partes de uma Usina Hidrelétrica, onde possibilitará a todos, um maior conhecimento desse tipo instalação.
As principais partes que compõem uma usina hidrelétrica são:
Barragem: É uma estrutura construída no leito de um rio, permitindo acumular água, possibilitando a formação de um lago ou reservatório. Pode ser de terra, enrocamento (blocos de rocha compactados), alvenaria ou concreto.
Casa de Força: Local de onde se opera a usina. Neste local são instalados os geradores, as turbinas e equipamentos auxiliares.
Vertedouro: Nos períodos de cheias, possibilita o controle do nível da água do lago (reservatório). Pode ter ou não comportas.
Tomada d’água: Responsável pela captação da água para fazer girar a turbina . Equipada com comportas de fechamento e grades de proteção (proteção contra a passagem de elementos estranhos pela turbina).
Conduto Forçado: É a canalização/tubulação que conduz água, sob pressão, para as turbinas. Podem ser externos ou subterrâneos.
Canal de Fuga: Local de saída da água após movimentar as turbinas.
Subestação Elevadora: Instalações onde se recebe a energia elétrica gerada pela usina, transformando-a em alta tensão, para que possa ser transportada pelas linhas de transmissão a grandes distâncias.