domingo, 31 de julho de 2011

Como ocorrem as “Perdas Técnica” da Energia Elétrica

Inicialmente descreveremos a perda técnica por efeito Joule (calor), que ocorrem nos condutores e nos enrolamentos dos equipamentos elétricos, devido à histerese (saturação magnética) dos transformadores e reatores e por corrente de fuga nos isoladores. Portanto, ressaltamos que é no processo de transporte da energia elétrica até a unidade consumidora que se apresentam os diversos tipos de perdas energia. (Técnicas e Comerciais)

Para a redução das perdas por efeito Joule (calor), nos transformadores são utilizadas chapas de aço-silício de primeira qualidade nos núcleos desses equipamentos e na ampliação de nível de saturação usada no projeto. Já nos condutores, aumentamos os níveis de tensão e escolhemos a bitolas (secção condutora dos condutores) mais adequadas.

As perdas Joule, que constituem a maior quantidade da energia perdida nos sistemas de transporte de energia elétrica, podem ser calculadas por:

Perdas trifásicas = 3 x (ρ x L / S) x I2

Onde:

ρ é a resistividade do material, em geral o alumínio, cobre ou ligas de alumínio;

L é o comprimento do trecho em análise;

S é a secção condutora do condutor;

I é a corrente de rede do sistema elétrico.

Entretanto, qualquer projeto econômico de uma rede elétrica passa pela definição do nível da tensão e, conseqüentemente, da corrente mais adequada, na escolha da secção condutora dos condutores (bitola) de modo a minimizar os custos dos investimentos e os custos das perdas.

Nenhum comentário: