Nos trabalhos com “Linha Viva” utilizamos 03 métodos:
Método ao contato
O método ao contato consiste na realização de tarefas onde o eletricista fica em contato direto com o condutor energizado, protegido através da utilização de cestas aéreas, andaimes, escadas e plataformas isoladas, luvas, mangas de borracha e coberturas isolantes. Este método é recomendado para ser aplicado nas tensões até 34,5 kV para redes convencionais e 13,8 kV para redes convencionais e compactas.
Método à distância
O método à distância consiste em se trabalhar com o auxílio de bastões isolados de elevação e fixação e bastões manuais isolados com ferramentas de encaixe universal, instaladas em suas extremidades. Esse método é recomendado para uma tensão de até 138 kV.
Método ao potencial
Esse método utiliza de medidas de segurança que garantam o mesmo potencial elétrico no corpo inteiro do eletricista, durante a execução manual das tarefas de manutenção. Entretanto, a técnica de equalizar o potencial elétrico no corpo do eletricista, se faz através de um conjunto de vestimenta condutiva (roupas, capuzes, luvas e botas), conectado através de um “cinto” ao condutor da rede. Esse método é recomendado para uma tensão igual ou acima de 138 kV.
Nenhum comentário:
Postar um comentário