domingo, 26 de fevereiro de 2012

Como funciona a chave fusível utilizadas nas redes de distribuição de energia elétrica.

A chave fusível, também conhecida popularmente como corta-circuito, é um equipamento cuja função é proteger as redes de distribuição primárias contra sobrecorrentes originadas por sobrecargas, curto-circuitos, dentre outros. Sendo freqüentemente utilizada nas redes aéreas de distribuição urbana e rural, bem como em pequenas subestações sejam elas do consumidor ou da concessionária de energia elétrica.

Como o próprio nome indica, um elemento fusível integra o equipamento e é o principal responsável pelas características básicas do seu princípio de funcionamento. Entretanto, a chave fusível poderá ser solicitada a operar em condições de defeito, neste caso é essencial que o equipamento opere rapidamente e que sua capacidade de interrupção de corrente de defeito seja compatível com o sistema onde está instalado.

Por outro lado, as chaves fusíveis não possuem mecanismos de extinção do arco elétrico e estas não devem ser operadas em carga. Quando necessário operar com carga, utiliza-se uma ferramenta acessória conhecida como desconectador sob carga (loadbuster).

O que é desconectador sob carga (Loadbuster) ?

Nos textos anteriores, descrevemos o funcionamento das chaves seccionadoras e fusíveis utilizados no sistema de distribuição. Para interromper uma rede primária energizada é primordial utilizar um equipamento que possibilite a operação do circuito sob carga, sem risco para os eletricistas.

O dispositivo utilizado nessa manobra, cuja finalidade é seccionar (abrir) as chaves instaladas nas redes de distribuição, é conhecido como desconectador sob carga, popularmente chamado de Loadbuster e a sua função é extinguir o arco-elétrico, protegendo o operador.

O Loadbuster é usado em conjunto com o bastão de manobra, ou seja, acoplado na extremidade do mesmo, de modo que possibilite que cada chave seccionadora e/ou chave fusível, transforme em ponto de interrupção do sistema de distribuição e com isso minimize o tempo de interrupção, afetando um menor número de consumidores.

O que é “Bastão de Manobra” ?

A ocorrência de interrupções programadas ou não programadas (emergenciais) em uma rede de distribuição de energia elétrica obriga a realização de manobras de isolamento para restabelecimento da eletricidade, o mais rápido possível.

Entretanto, para realização dessas manobras em campo, quase sempre se utiliza de tubos de fibra de vidro compostos com resina epóxi e internamente preenchido com poliuretano expandido, conhecidos como ‘Bastão ou Vara de Manobra’.

A distância de trabalho para se ter a devida segurança e o isolamento que o bastão de manobra proporciona, são fatores imprescindíveis para garantir a integridade física dos eletricistas na execução das tarefas de operação na rede de distribuição, a partir do solo (bastão de manobra telescópico) ou não.

O bastão de manobra é produzido de modo seccionável, o que possibilita fácil montagem na vertical e no transporte. É classificado como ferramenta universal, face ao cabeçote ser de encaixe móvel, fabricado em ligas de cobre ou de alumínio, no qual possibilita adaptar vários acessórios, conforme as Normas Internacionais e Brasileiras

Por que usar EPI ?


Os equipamentos de proteção individuais (EPI) são equipamentos de trabalho que visam proteger a vida e a saúde do trabalhador. Estes equipamentos utilizados pelos profissionais que atuam no Sistema Elétrico de Potência – SEP, com o intuito de prevenir os acidentes decorrentes exposição a eletricidade e a diferença de nível (altura) que estão submetidos.

O uso de EPI é uma exigência da legislação trabalhista brasileira através de suas Normas Regulamentadoras. O não cumprimento poderá acarretar em ações de responsabilidade cível e penal, além de multas aos infratores.

A legislação trabalhista prevê que:

É obrigação do empregador:

  • fornecer os EPIs adequados ao trabalho;
  • instruir e treinar quanto ao uso dos EPI’s;
  • fiscalizar e exigir o uso dos EPIs;
  • repor os EPI’s danificados.

É obrigação do trabalhador:

  • usar e conservar os EPIs.

“Quem falhar nestas obrigações poderá ser responsabilizado”

O que é Fuga de Corrente Elétrica

A fuga de corrente é uma espécie de "vazamento" da corrente elétrica que pode ocorrer nas instalações elétricas. Podemos afirmar que este defeito é sempre relacionado com a isolação dos condutores e/ou dos equipamentos elétricos, ou seja, o ressecamento, o escurecimento e o trincamento da isolação indicam que estes sofreram algum tipo de sobrecarga.

É possível testar se o problema está ocorrendo na instalação elétrica desconectando todos os equipamentos da tomada, desligar todas as lâmpadas e acompanhar o relógio medidor de energia. Caso o medidor continuar registrando consumo com todos os equipamentos e lâmpadas desligados, é por que a fuga corrente está acontecendo em algum ponto da instalação elétrica.

Para facilitar a detecção desse problema, os circuitos devem ter um dispositivo chamado DR (Disjuntor Diferencial Residual). Esse elemento desarma no caso de fuga de corrente e, com isso, evita choques em pessoas e danos em equipamentos

Recomendamos realizar freqüentemente revisão e manutenção das instalações elétricas e não conectar vários equipamentos em uma mesma tomada, pois isso poderá ocasionar uma sobrecarga na instalação e perigo de superaquecimento.