É
necessário analisar que um caminhão tanque em deslocamento, está constantemente
colidindo com as moléculas presentes do ar, e movimentando o combustível
transportado no tanque. Portanto, essas colisões (atrito) são capazes de
desequilibrar os átomos da estrutura do caminhão, como também do combustível,
deixando-os eletricamente carregados.
A principal finalidade da corrente metálica é funcionar como uma espécie
de fio terra, pois os pneus de borracha mantêm o caminhão isolado do solo, e as
correntes ou malhas que ficam penduradas, permitem que toda carga elétrica
(eletricidade estática) dissipem para o solo sem causar faíscas.
Ao estacionar o caminhão, ele ainda poderá ter eletricidade estática acumulada.
Entretanto, para minimizar o risco de acidentes, torna-se obrigatório aterrar o
caminhão, pois ao aproximar a mangueira do bocal do tanque para esvaziamento do
combustível, que poderá formar-se uma faísca, com potencial para inflamar os
gases combustíveis, causando um incêndio ou uma bela explosão!!!
O perigo
principal da eletricidade estática é a ignição de uma atmosfera composta por
vapores inflamáveis. Outro perigo são os choques inesperados nos seres humanos,
que podem resultar em ferimentos graves.
Um comentário:
Além de muito gato, muito inteligente, onde vc aprendeu tudo isso? Hehe beijos sua admiradora não tão secreta J.A.
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