domingo, 1 de março de 2009

Novo Padrão de Tomadas e Plugues, até 2010 !!!

Com aprovação da norma NBR 14136:2002, ficou estabelecido a padronização dos plugues em dois modelos: pino redondo com dois terminais e pino redondo com três terminais, sendo um terminal terra. O encaixe do plugue terá o formato hexagonal e as tomadas, nas quais o encaixe será feito, terão um baixo relevo de oito a 12 milímetros de profundidade. Este formato cria uma espécie de "buraco" onde o plugue ficará fixado, evitando folgas e riscos de acidentes.
O antigo pino "chato" deixa de existir com o novo padrão, permanecendo apenas os terminais redondo. Também será proibida a fabricação dos "benjamins" (chamados de "T"), que evitará o excesso de carga concentrada em um único ponto da instalação, exigindo assim um maior planejamento nas instalações.
A tomada - padrão brasileiro- teve que se adequar aos novos plugues, isto evitará o aquecimento do condutor e conseqüentemente, o desperdício da energia elétrica . Outra exigência do novo padrão é a presença do terceiro pino (condutor terra), para adaptá-lo ao sistema de aterramento das instalações elétrica (exigência NBR 5410).
A padronização prevê dois tipos de tomadas: de 10A e de 20A, que se diferem em relação ao orifício para encaixe dos plugues. Dessa forma, a tomada de 10A não aceita plugues de 20A. Já a tomada de 20A aceita a inserção de ambos.
Lembramos também, que somente instalar a tomada com terceiro pino não protege contra descargas se o aterramento (fio terra) não estiver instalado. Então, além de instalar as novas tomadas, devem adequar as instalações prediais.
A data limite para comercialização desses equipamentos é 01 de janeiro de 2010, até lá ....

Nenhum comentário: