terça-feira, 2 de novembro de 2010

Qual é a relação do horário de verão com o consumo da energia elétrica?

O horário de verão foi adotado para reduzir o pico de consumo de energia elétrica, mas a medida só funciona nas regiões distantes da linha do equador, porque nesta estação os dias se tornam mais longos e as noites mais curtas.
Porém nas regiões próximas ao equador, como a maior parte do Brasil, os dias e as noites têm duração igual ao longo do ano e a implantação do horário de verão nesses locais, traz muito pouco ou nenhum proveito, por isso esse horário não é adotado principalmente nas regiões norte e nordeste do Brasil.


Como funciona?

A principal contribuição do horário de verão é diluir a demanda máxima da energia elétrica no horário de pico, que ocorre das 17h30 e 20h30. Esse procedimento evita uma sobrecarga do sistema elétrico.
Isso é possível, pelo fato da parcela de carga referente à iluminação ser acionada mais tarde, que normalmente o seria, motivada pelo adiantamento do horário em 01 hora. O efeito provocado por essa medida é de não haver a coincidência da entrada da iluminação, com o consumo existente ao longo do dia do comércio e da indústria. Portanto esse é o período mais crítico para o fornecimento da energia elétrica pelas concessionárias e também o que tem o valor da tarifa mais alta, fazendo com que algumas indústrias e empresas não trabalhem com todas as suas máquinas nesse horário, para reduzirem o valor da sua conta de energia elétrica.

Nenhum comentário: