sábado, 19 de fevereiro de 2011

Na área elétrica, existe uma famosa “Lei de Ohm”, o que isto realmente significa?

Em 1827 um professor alemão de nome Georg Ohm demonstrou que a corrente elétrica em um fio aumenta na mesma proporção que aumenta a tensão elétrica “V”, e também quando há aumento na “grossura ou bitola” desse condutor, e diminui quando há aumento no comprimento “L” do fio. Outra coisa que foi percebida, é que a corrente elétrica também aumenta ou diminui dependendo das propriedades físicas desse fio condutor.

Então a famosa “Lei de Ohm” é então escrita em dois passos, I=V/R e R=ρ x L(comprimento)÷A (área da seção transversal do fio), onde “ρ” é a resistividade. A Resistividade depende apenas do tipo de material que fabricado o fio.
Então é de suma importância, a aplicação correta da “Lei Ohm” nas instalações elétricas, pois evita o aquecimento demasiado dos condutores e ainda define o tipo de fio (cobre ou alumínio) que deve ser utilizados nas instalações elétricas. Também possibilita calcular a perdas de energia pelo calor resistivo causado pelo choque dos elétrons com os átomos que compõe a estrutura do fio condutor.

Uma curiosidade interessante é que certos materiais condutores de eletricidade perdem sua resistência quase que completamente quando submetido a uma temperatura de alguns graus acima do zero absoluto (-273,15 °C). Esses materiais são denominados de Supercondutores.

Nenhum comentário: