domingo, 8 de abril de 2012

Consumo da energia elétrica dos equipamentos eletrônicos na situação Stand by


A grande maioria dos equipamentos eletrônicos que encontramos em nossas residências possui a opção do “conforto”. Que é apertar um controle remoto, para fazê-lo funcionar.

Entretanto esses equipamentos eletrônicos que ficam ligados em sistema de “espera”, sem operar, consumindo energia elétrica. Algumas medições revelaram que a eletricidade utilizada em casas de classe média, onde existe rádio-relógio, telefone sem fio, forno de microondas, aparelho de som, televisão, computador, videocassete, DVD, Blu_Ray Player pode acrescer até 10% a conta de energia elétrica.

Temos como exemplo, o Japão que passou a exigir por lei que os aparelhos, após um primeiro estágio de stand by, diminuam o consumo da eletricidade para um nível mínimo, onde somente reajam a partir do acionamento do controle remoto.

Para que isto acontecesse, foi necessário exigir a instalação de um circuito eletroeletrônico dentro dos equipamentos, com o qual cada um deles passa a consumir no máximo 1 watt, contra 10 a 15 watts do gasto sem esta modificação.

Por outro lado, recomendamos sempre procurar a gestão do uso racional da energia elétrica, onde teremos como resultado residências com baixo consumo de energia, no modo stand by

Nenhum comentário: