domingo, 21 de outubro de 2012

O que é perdas de energia elétrica.

Inicialmente, as concessionárias, classificam as perdas de energia elétrica em dois tipos: perdas técnicas e perdas comerciais.
A perda técnica está estritamente ligada ao estado de conservação e dimensionamento dos condutores, transformadores e outros equipamentos, que compõem o complexo sistema elétrico, devido à perda por calor (efeito Joule).
O efeito Joule acontece principalmente, quando há uma circulação de corrente elétrica nas redes elétricas acima da sua capacidade nominal, essa aquece e o calor dissipado será a considerado perda de energia elétrica.
As perdas comerciais são calculadas como a diferença entre as perdas globais e as perdas técnicas. As perdas globais são calculadas pela soma de toda a energia gerada e toda energia comprada pela empresa distribuidora de energia subtraída de todo o consumo dos clientes desta empresa, incluindo repasses de energia às outras empresas.
Encontrado o resultado da subtração acima, identifica as perdas comerciais que estão totalmente relacionadas aos clientes fraudulentos e inadimplentes. Para reduzir essas perdas, as distribuidoras de energia têm um leque de ações no combate à fraude e à inadimplência.
Nestas ações se destacam as inspeções regulares em busca de furto, o corte do fornecimento de energia, cobranças judiciais / extrajudiciais, parcelamento de dívidas, medição da energia no exato local em que os fios saem do poste com destino às residências, entre outras.

Nenhum comentário: