domingo, 26 de outubro de 2008

Educação Profissional x Crescimento Econômico

Apresento a vocês, minha conclusão sobre a contribuição da educação profissional para o crescimento do Brasil, onde destacamos a importância do Estado na formação de uma mão-de-obra adequada e qualificada. Ressaltamos também, a falta de intervenções acentuadas devido a inexistência de politicas públicas modernizantes, nesta área.
A importância da iniciativa privada na educação profissional justifica-se, segundo o Banco Mundial, pela incapacidade das instituições públicas de acompanharem, com eficiência, as modificações no mundo do trabalho. No seu entender, a educação profissional, para ser eficiente, necessita de uma nova institucionalidade que garanta sua maior flexibilização, fato este que não ocorre quando a mesma está subordinada às instituições estatais. Por conta disso, defendemos que a educação profissional seja ministrada em separado da educação formal.
Além disso, a missão do Estado deve ser de propor política pública nacional de educação profissional que priorize, de forma integrada e/ou articulada, a alfabetização, a elevação da escolaridade e a formação profissional dos 65 milhões de trabalhadores jovens e adultos, em especial os desempregados, chefes de família, mulheres, jovens em busca do primeiro emprego e em situação de risco social, portadores de deficiências e membros de etnias que sofrem discriminação social. Ressaltamos ainda, da necessidade do Estado em adotar políticas públicas que desonere os encargos sociais incidentes sobre a folha pagamento pagas pelas empresas como parte do custo total do trabalho, principalmente aqueles encargos que servem para financiar a educação profissional, conseqüentemente estará reduzindo o “Custo Brasil”.

Nenhum comentário: