domingo, 8 de março de 2009

Shagri-lá Soterapolitano !!!

Passeando pela orla da Pituba até Porto da Barra de bike, fiquei observando o comportamento do "baiano legítimo", aquele que vive no Nordeste de Amaralina, nos guetos do Vale das Pedrinhas e Alto das Pombas e pensei, será que esse pessoal já tinha encontrado o seu "shagri-lá baiano"? Um lugar paradisíaco situado próximo as belas praias da Pituba, Rio Vermelho e Ondina com vistas maravilhosas e onde o tempo parece deter-se em ambiente de felicidade e saúde, com a convivência harmoniosa entre pessoas dos mais diversos guetos.
Por outros lado, esse encontro dominical nas areias quentes dessas praias banhadas por águas abençoadas por Yemanjá pode ser a promessa de uma sociedade nova e possível, no qual alguns escolhem passear e "deleitar" o domingo, em vez de ficar no seu lar um lugar assustador e opressivo, do qual todos resolvem fugir.
Esse pensamento me incomodou, pois se for verdade, não teremos esses guetos brigando por melhoria, reformas ou mesmo transformando seu lares ambiente dignos, justos e com infraestrutura pública ( saúde, educação e segurança).
Na minha concepção só existe mudança em uma sociedade, quando essa mesma sociedade está incomodada com a maneira que se vive. Agora imagine se todo fim de semana você pode ir para seu "shangri-lá", será que teremos a mesma disposição para brigar por mudanças???

Um comentário:

Aldebaran133 disse...

Vejo frequentemente este mesmo cenário de interação e lazer nestas praias, mas penso se eles tem educação adequada para aproveitar o Shangri-lá e refletir sobre a melhoras dos seus lares.
obs: Professores de colégios públicos do Vale das Pedrinhas pedem a Deus uma demissão por justa causa, eles sentem medo dos "alunos".