domingo, 3 de outubro de 2010

Como é produzida a energia elétrica nas usinas termoelétricas

Nas usinas termoelétricas a energia elétrica é obtida pela queima de combustíveis, como carvão, óleo, derivados do petróleo e, atualmente, também a cana de açúcar (biomassa). No Brasil esse método é o segundo mais utilizado para geração de eletricidade.
A utilização do Etanol como combustível veicular e o custo da energia elétrica produzida a partir da queima do petróleo tornou-se atraente a utilização do bagaço da cana-de-açúcar para co-geração de eletricidade.


Como funciona?
A geração de energia elétrica é realizada através da queima do combustível que aquece a água, transformando-a em vapor. Este vapor é conduzido a alta pressão por uma tubulação e faz girar as pás da turbina, cujo eixo está acoplado ao gerador. Em seguida o vapor é resfriado retornando ao estado líquido e a água é reaproveitada, para novamente ser vaporizada.

Curiosidade
Existem vários cuidados que devem ser previstos na instalação de uma usina termoelétrica tais como: os gases provenientes da queima do combustível, principalmente os fósseis, devem ser filtrados, evitando a poluição da atmosfera local; a água aquecida precisa ser resfriada ao ser devolvida para os rios porque várias espécies aquáticas não resistem a altas temperaturas.

7 comentários:

PenguinManeiro! disse...

obrigado

Anônimo disse...

entrei aqui para fazer um trabalho de ciencias do 4 ano a

obrigado

Anônimo disse...

E eu entrei aqui para fazer um trabalho de ciências do 4° ano B xD

Anônimo disse...

E eu entrei aqui para fazer um trabalho de ciências do 4° ano B xD

Lorena Camargo disse...

me ajudou muito, como o meu trabalho tbm do 4 ano...

Anônimo disse...

entrei aqui para fazer um trabalho do 4 ano de ciencias....esse site me ajudou muito..obrigada

Anônimo disse...

por coicidencia eu tambem e trabalho de ciencis e do 4 ano a!!:0)