domingo, 21 de novembro de 2010

Vocês sabem quais as diferenças entre a Medição Direta e Indireta?

Para compreendermos melhor essas diferenças, é interessante lembramos que os processos de medições da energia elétrica, adotados nas distribuidoras são realizados por um equipamento ou vários equipamentos que possibilitam a quantificação e os registros de grandezas elétricas (tensão, corrente e potência), associadas ao uso da energia elétrica pelos consumidores.
Traduzindo isto na prática, é a utilização de vários tipos de montagens (arranjos) dos equipamentos de medição nas instalações residenciais, comerciais, rurais e industriais que classificamos como:

Medição direta: É aquela em que a energia consumida passa integralmente através dos medidores do sistema de medição. Este tipo de medição é utilizado principalmente nos consumidores do Grupo B, ou seja, nos consumidores são atendidos em tensão secundaria de distribuição.

Medição indireta: É aquela em que apenas parcela da energia consumida passa através do medidor. Neste caso a energia consumida é obtida multiplicando-se a energia registrada nos medidores por uma constante de medição que dependerá dos equipamentos auxiliares (TP- transformador de potencial, TC - transformador de corrente).

2 comentários:

Unknown disse...

muito bom. Parabens..

Unknown disse...

Parabens.. muito bom.