sábado, 18 de dezembro de 2010

Decoração de natal: O perigo dos “pisca-piscas”

Nesta época do ano, em que as residências se enfeitam para festas natalinas, temos que ter cuidados nas instalações dos “pisca-piscas”, pois estes oferecem risco de choque elétrico e curto-circuito que pode provocar incêndio. Além disso, as lampadinhas não resistem à chuva.
Mesmo que o consumidor tome muitas precauções, os acidentes ainda podem acontecer, pois vários produtos testados pelo PRO TESTE não apresentaram luva de proteção nos plugues - os pinos ficam expostos, o que se pode a levar um choque acidentalmente ao tentar introduzir o plugue na tomada.
O risco mais grave é que alguns desses “pisca-piscas” não resistem à variação de tensão e outros não resistem ao calor provocado pelas “lampadinhas”. E, se não bastassem essa falha de segurança, a maioria dos produtos não possui ancoragem. Isto é, aumenta o risco de curto-circuito, pois o fio pode se romper. Além disso, sem a ancoragem, qualquer puxão pode arrebentar os cabos e estragar o produto.
Usar os “pisca-piscas” em áreas externas pode agravar os riscos de acidentes. A chuva pode aumentar o perigo de curto-circuito que essas “lampadinhas” oferecem quando colocadas em ambientes externos.
Os “pisca-piscas” deveriam possuir um transformador de acoplagem, porque ele diminui a tensão para amenizar possíveis curtos-circuitos e, conseqüentemente, acidentes mais graves.

Nenhum comentário: