domingo, 12 de dezembro de 2010

Você sabia que existem “5 Regras de Ouro” que são adotadas nos serviços com eletricidade ?

Sabemos que a maioria dos acidentes no Setor Elétrico são por descumprimento das ”5 Regras de Ouro”. Esses cinco procedimentos devem ser utilizados na execução das atividades com eletricidade, com objetivo garantir a segurança dos trabalhadores e diminuir o risco elétrico.

Apesar de que não há uma regulamentação específica, quase todas as empresas de que atuam com eletricidade e que realizam trabalhos no Sistema Elétrico de Potência (SEP) incorporam as ditas regras em seus manuais de operações.

As ”5 Regras de Ouro”, são:

Sinalização da área de trabalho - Significa que as áreas onde se realizam os trabalhos devem ser sinalizadas (cercadas) por meios de fitas de plásticos ou cordas, cones ou dispositivos análogos

Corte visível e efetivo - O circuito elétrico deve estar aberto de forma visível e efetivo. A simples observação do dispositivo não é garantia suficiente da abertura do mesmo.

Travamento e bloqueio – Devem impedir a manobra de conexão, bem por meios mecânicos (um simples cadeado) ou bem por meios elétricos (dispositivos telecomandados).

Verificação de ausência de tensão - É o processo de verificação ausência de tensão na instalação que realizar-se com o equipamento adequado, antes de começar os trabalhos.

Aterramento e curto-circuito - Os elementos condutores da instalação são ligados a terra e se curto-circuitam entre eles, a fim de evacuar a corrente elétrica em caso de falha de isolamento, indução ou fenômenos atmosféricos.

Um comentário:

Marumete disse...

Isso ajuda muito quem sonha cm electricidade