domingo, 12 de junho de 2011

O que são aquelas "plantas" fixadas nos condutores que parecem capim seco ?

Essa “vegetação” semelhante a uma moita de capim que costuma se fixar nos fios de alta tensão das redes elétricas são conhecidas como uma espécie de “líquenes filamentosos”. Estes seres vivos são geralmente são confundidos com musgos e até com plantas. Entretanto, esse organismo se trata de uma associação simbiótica de organismos fotossintéticos (algas), aprisionados em hifas fúngicas (fungos).

Os líquenes não dependem de um sistema radicular (raízes) para a absorção de nutrientes, e por possuírem cutícula reduzida, conseguem se fixar e reproduzir em lugares inóspitos. A sua reprodução ocorre de forma assexuada, a partir de fragmentos chamados “propágulos” que desprenderem-se e são “levados” pelos os ventos e/ou pássaros para outros lugares onde se desenvolvem. Os líquenes também podem reproduzir-se por meio de esporos produzidos pelo fungo.

Como se trata de “organismos estranhos” fixados nas redes de distribuição de energia pode provocar danos aos condutores elétricos, devido a “aceleração” da oxidação dos materiais metálicos. Portanto, são muito importantes as realizações das manutenções preventivas no sentido de minimizar essas oxidações.

Nenhum comentário: