domingo, 12 de junho de 2011

Como devem ser utilizados os benjamins em “T”

Os benjamins em “T” são aqueles dispositivos utilizados para conectar ao mesmo tempo diversos aparelhos elétricos. Geralmente, são fabricados com três saídas utilizadas para compartilhar uma única tomada elétrica.

Com a mudança dos padrões de plugues de tomadas residenciais brasileira, a partir de janeiro 2011, todos os benjamins em “T” que são vendidos no camelô sem a chancela do Inmetro estão proibidos. No entanto, qualquer fabricante que produzir o dispositivo poderá vendê-lo, desde que comprove sua segurança e eficácia através de certificação. (observar a existência do selo do Inmetro no dispositivo)

Quase toda casa possui pelo menos um benjamim. Entretanto, é importante que o habitante saiba como evitar situações que possam causar curto circuito ou uma sobrecarga que venha “aquecer” a fiação da sua instalação elétrica. Isto porque a soma das correntes consumidas pelos aparelhos ligados ao benjamim não deve ultrapassar o limite de 10 amperes, o que é aceitável para uma tomada residencial comum no Brasil.

Ressaltamos que no caso das tomadas de geladeiras, freezeres, aparelhos de microondas, fornos elétricos, grills elétricos, torradeiras e/ou sanduicheiras elétricas, ferro elétrico de passar roupa entre outros não devem ser utilizados comitantemente nestes dispositivos, pois ultrapassa o limite de corrente estabelecida.

Recomendamos evitar a utilização do chamado benjamins em "T", através da instalação de mais tomadas, não esquecendo dos limites de condução de corrente elétrica dos condutores da sua residência.

Nenhum comentário: