segunda-feira, 23 de maio de 2011

Uma rede desenergizada pode provocar choque elétrico em alguém?

Para chegarmos a uma resposta é interessante afirmarmos a existência do fenômeno elétrico onde corpos diferentes adquirem cargas elétricas quando “atritados” entre si, esse fenômeno é conhecido como eletrização por atrito.

Entretanto, uma rede 13,8 ou 69 kV que esteja desligada, seccionada entre dois pontos, sem possibilidade de tensão de retorno, sem banco de capacitor, não aterrada, não tenha próximo dela nenhuma linha energizada, e sem contar com uma descarga atmosférica pode sim, ficar eletrizada, dependendo do atrito dos ventos com os fios condutores, do clima seco e do comprimento dessa rede.

Um exemplo típico de descarga eletrostática é o de um carro que se move em clima muito seco, sendo que o atrito com o ar gera cargas elétricas que se acumulam ao longo da estrutura externa do veículo. Dessa forma é criada uma diferença de potencial entre o carro e o solo e dependendo do acúmulo de cargas na estrutura do veículo, há possibilidade de faiscamento ou choque elétrico, no momento em que o indivíduo tocar a estrutura do carro.

Portanto, alertamos que antes de ‘tocar’ em qualquer parte metálica de uma rede elétrica desenergizada, devemos utilizar a técnica de aterramento. Isto é, fazer toda eletricidade acumulada, se houver ir para o solo.

Nenhum comentário: