segunda-feira, 23 de maio de 2011

Vocês sabem como se classificam os tipos de manutenções utilizados no sistema elétrico?

Você já deve ter percebido que no dia-a-dia do nosso trabalho, existem diversos tipos de manutenções que são realizadas nas redes elétricas e nas usinas de geração de energia. Na verdade, só existem três tipos de manutenção: preventiva, corretiva e a preditiva.

Vejamos as características de cada uma:

Manutenção Corretiva - Este é o tipo mais comum de manutenção. Esta manutenção se caracteriza quando o sistema elétrico pára de funcionar, ou seja, há “falta de luz”. Somente aí, é que se acionam as equipes prontidão de manutenção para "dar um jeito" na situação. Por isto, o ideal seria que a manutenção corretiva acontecesse raramente, ou seja, deveria ser realmente um acidente.

Manutenção Preventiva – Esta manutenção visa a corrigir os defeitos apresentados nas redes e nos equipamentos antes que se manifestem ou que causem danos maiores aos nossos consumidores, como a “falta de energia” ou a “queima” de equipamentos elétricos. A vantagem de manutenção preventiva é que ela pode ser programada e assim os consumidores não são pegos de surpresa.

Manutenção Preditiva - Podemos afirmar que a manutenção preditiva é o acompanhamento periódico dos sistemas elétricos, possibilitando a visualização de possíveis “desgastes” das redes e dos equipamentos, antes que apareçam quaisquer tipos de defeitos. Essas visualizações são baseadas nos dados coletados através de técnicas modernas de inspeção que incluem: análise de vibração, ultra-som, ferrografia, termografia, cromatografia e outras técnicas de análise não-destrutivas.

Nenhum comentário: