segunda-feira, 23 de maio de 2011

Vocês já ouviram falar em Domótica ?


Antes de mais nada, vamos definir o termo “domótica” que resulta da junção da palavra latina “Domus” (casa) com “Robótica” (controle automatizado de algo). O surgimento da domótica aconteceu nos anos de 80, com os primeiros edifícios onde se pretendia controlar a iluminação, climatização, a segurança e a interligação desses 03 elementos.

Com avanço das tecnologias da informação e comunicação possibilitaram o aparecimento da “domótica inteligente” que não é simplesmente automatizar uma residência com sistema de controle central com certas funções de administração. Pode-se imaginar algo mais, como uma residência com “vida própria”. Isto é, sistemas que “interagem” e “aprendem” com os comportamentos de seus habitantes.

Com essas características os sistemas domóticos poderão atuar por conta própria em várias situações, tais como: na detecção de incêndio, arrombamento, detecção de fugas de água e gás, corte automático da água e gás em caso de ocorrência de fuga, controle da climatização e a respectiva temperatura, alarme médico ou de emergência, como também enviar para os telefones fixo ou móvel os alarmes para os habitantes das residências e/ou respectivos serviços de emergências públicas.

Nenhum comentário: