domingo, 26 de fevereiro de 2012

O que é “Bastão de Manobra” ?

A ocorrência de interrupções programadas ou não programadas (emergenciais) em uma rede de distribuição de energia elétrica obriga a realização de manobras de isolamento para restabelecimento da eletricidade, o mais rápido possível.

Entretanto, para realização dessas manobras em campo, quase sempre se utiliza de tubos de fibra de vidro compostos com resina epóxi e internamente preenchido com poliuretano expandido, conhecidos como ‘Bastão ou Vara de Manobra’.

A distância de trabalho para se ter a devida segurança e o isolamento que o bastão de manobra proporciona, são fatores imprescindíveis para garantir a integridade física dos eletricistas na execução das tarefas de operação na rede de distribuição, a partir do solo (bastão de manobra telescópico) ou não.

O bastão de manobra é produzido de modo seccionável, o que possibilita fácil montagem na vertical e no transporte. É classificado como ferramenta universal, face ao cabeçote ser de encaixe móvel, fabricado em ligas de cobre ou de alumínio, no qual possibilita adaptar vários acessórios, conforme as Normas Internacionais e Brasileiras

Um comentário:

Anônimo disse...

BOM DIA PROFESSOR CIDE ,TENHO INTERESSE EM APRENDER USAR COM SEGURANÇA A VARA DE MANOBRA , SE PODER ME FORNECER MAIS INFORMAÇÕES.

MUITO OBRIGADO E ATÉ BREVE.