domingo, 26 de fevereiro de 2012

O que é Fuga de Corrente Elétrica

A fuga de corrente é uma espécie de "vazamento" da corrente elétrica que pode ocorrer nas instalações elétricas. Podemos afirmar que este defeito é sempre relacionado com a isolação dos condutores e/ou dos equipamentos elétricos, ou seja, o ressecamento, o escurecimento e o trincamento da isolação indicam que estes sofreram algum tipo de sobrecarga.

É possível testar se o problema está ocorrendo na instalação elétrica desconectando todos os equipamentos da tomada, desligar todas as lâmpadas e acompanhar o relógio medidor de energia. Caso o medidor continuar registrando consumo com todos os equipamentos e lâmpadas desligados, é por que a fuga corrente está acontecendo em algum ponto da instalação elétrica.

Para facilitar a detecção desse problema, os circuitos devem ter um dispositivo chamado DR (Disjuntor Diferencial Residual). Esse elemento desarma no caso de fuga de corrente e, com isso, evita choques em pessoas e danos em equipamentos

Recomendamos realizar freqüentemente revisão e manutenção das instalações elétricas e não conectar vários equipamentos em uma mesma tomada, pois isso poderá ocasionar uma sobrecarga na instalação e perigo de superaquecimento.

2 comentários:

Anônimo disse...

simples e eficaz, como um bom remédio para dor de cabeça, vlw professor.

Porta 505 disse...

como resolver questões de cálculo com corrente de fuga?