domingo, 30 de outubro de 2011

Qual é a diferença entre uma linha de transmissão em corrente alternada (CA) e a outra em corrente contínua (CC) ?

Inicialmente seria interessante relembrarmos que as primeiras linhas de transmissão foram construídas para operar em corrente contínua (CC). Posteriormente passou-se a usar corrente alternada (CA) devido às dificuldades de conversão (elevação/diminuição) da tensão em CC. Com o aprimoramento da tecnologia (inversores), voltou-se a usar CC nas linhas de transmissão.

Ainda assim, as linhas de transmissão correntes alternadas CA são mais vantajosas devido às facilidades de interconexão através de subestações de interligação, chaveamento, subestações de transformação e a simplicidade dessas subestações.

Entretanto, o custo de construção das linhas de transmissão de corrente contínua CC é menor do que as de corrente alternada, para o mesmo nível de potência. No entanto, existem fatores limitantes para utilização das linhas de transmissão em CC que são a menor flexibilidade de interligação e a maior complexidade e os custos das subestações conversoras.

Os sistemas de transmissão em CC podem ser competitivos para transporte a longas distâncias, por exemplo, acima de 700 ou 800 km. Atualmente, existem em funcionamento duas LT´s em corrente continua operando em alta tensão (CCAT) a de Itaipu 600 kV CC no Brasil e outra 750kV CC na Rússia.

Nenhum comentário: