domingo, 2 de outubro de 2011

Qual é a maior corrente de um curto-circuito (fase-fase ou fase-terra)?

Inicialmente, vamos entender que um curto-circuito só ocorre quando há uma redução abrupta da impedância (resistência) entre dois pontos do circuito, gerando um aumento grande no valor da corrente. É importante ressaltar que na região do curto-circuito a d.d.p (tensão) “cai” a zero.

Os curtos circuitos podem ser caracterizados de vários tipos, tais como: fase-terra; fase-fase-terra; fase-fase e trifásico.

Sabemos que o valor da corrente de curto-circuito é, praticamente, independente das cargas da instalação, dependendo, na maior parte, da fonte, da configuração e da capacidade do sistema elétrico.

Assim sendo, é muito importante o estudo dos valores de curto-circuito nas linhas e redes, pois permite dimensionar a capacidade de interrupção de disjuntores e fusíveis e ainda definir os ajustes dos relés de proteção do sistema elétrico.

Portanto, dizemos que não temos uma resposta assertiva a pergunta, pois cada tipo de curto-circuito envolve várias variáveis que podem influenciar nos seus valores.

Nenhum comentário: