sábado, 15 de outubro de 2011

Como funcionam os pára-raios utilizados nas redes de distribuição de energia elétrica

Os pára-raios utilizados na distribuição de energia funcionam como um protetor que filtra os raios (descargas elétricas) para a terra, quando este atinge as redes elétricas. Esses equipamentos não possuem a função de atrair os raios, como fazem os pára-raios instalados nas edificações.

As funções desse tipo de pára-raios é proteger o próprio transformador contra queima e atenuar os problemas da eletricidade que está sendo fornecidas para os consumidores. Entretanto, quando um raio atinge a rede de distribuição de energia elétrica, a tensão normalmente é alterada para valores perigosos e os pára-raios limitam o valor destas sobretensões e drenam a descarga elétrica para a terra.

Os pára-raios mais utilizados atualmente são conhecidos como pára-raios de óxido de zinco (ZnO), devido a sua moderna tecnologia, que vêm substituindo os pára-raios de porcelana. Nos últimos anos, as concessionárias estão instalando esses equipamentos nos transformadores de distribuição que fica nos poste e não nas estruturas de cruzetas, que anteriormente eram fixados.

Mesmo com toda esta tecnologia, na estação das chuvas é preciso um cuidado especial para enfrentar a ocorrência de desligamentos provocados por raios. Para tanto, as concessionárias dispõe de equipes de plantão para restabelecer o fornecimento no menor tempo possível, para que o consumidor não fique sem energia.

12 comentários:

Unknown disse...

Legal gostei da resposta, mas ainda tenho duvidas, uma vez atuado o pára-raio ele tem que ser substituido? Si a resposta for sim como as concessionarias ficam sabendo q o para-raio foi atuado e tem q ser substítuido?? tem sempre q percorrer a linha? Para verifica vizualmente?

Unknown disse...

Demoraram pra te responder ne?
Se o desligador atuar nao ten jeito, tem que substituir por um novo
Normalmente utilizase das equipes de linha viva para substituir, para nao interromper o fornecimento.
A identificação é feita atraves de inspeção da rede eletrica por seuz tecnicos.

Rosana Guido disse...

No poste da minha calçada bem em frente de casa (Jundiaí/SP) tem um para-raio e o seu fio terra atravessa minha calçada. Ontem (15/02/2016) caiu um raio e foi absorvido por ele. Jesus Cristo, que estrondo e luz gigantesca! Até chorei de susto sozinha em casa. Minha cabeça começou a doer imediatamente. Fico imaginando se o raio tivesse tocado alguma coisa... Graças a Deus ninguém se machucou, apenas alguns aparelhos domésticos queimaram.

Unknown disse...

Nao sei se tirou a dúvida do Amilcar. Eu tenho a mesma dúvida.

zz disse...

Tenho a mesma dúvida. José Gontijo

Unknown disse...

Amigo, os para-raios de ZnO n precisam ser substituídos se eles atuarem, existem macanismos bem modernos dentro deles que possibilitam reutilizá-los. Os para-raios que precisam ser substituídos são os para-raios de "gap", mas esse tipo de para-raios já não é utilizado para proteção total da rede, eles só se combinam com uma gama de proteção. O para-raios de ZnO só precisa ser trocado qnd o material q o compõem fica "gasto" por vários motivos, qnd ele fica gasto ele n consegue absorver totalmente a energia que é cedida pelo nível da sobretensão,então, ele começa a aquecer mt e isso prejudica o funcionamento dele. Existe um dispositivo que acusa esse aquecimento numa interface gráfica ou um relógio

Unknown disse...

Amigo, existem basicamente três tipos de para-raios q são utilizados em subestações: gap, SiC, ZnO. Atualmente, utiliza-se mais o para-raios de ZnO, ele é como se fosse uma evolução dos outros dois. Ele n precisa ser trocado depois de uma atuação eventual, os que precisavam ser trocados, antigamentr, eram os de "gap". O princípio de funcionamento dele propícia isso. Ele só pre isa ser trocado qnd ultrapassa a. Ida útil dele, pra identificar isso existem equipamentos q acusam essas normalidades na interface de um relógio.

Unknown disse...

Eu queria saber se todas as companhia de energia e obrigada colocar para raios juntos ao transformadores.pq trocaram o nosso transformadores tiraram e não puseram mais.alguns meses depois caiu um raio nabredevebdescarregou dentro de minha casa e eles dizem q não pode maisbcolocar o para raio porque eles naobtem mais obrigação.e se eu meu filho tivéssemos morrido

Unknown disse...

É possível queimar o transformador e o para raio ficar intacto ?

Unknown disse...

Boa tarde Gil, os para raios dos transformadores de distribuição serve apenas para proteger os transformadores, para que em uma possível descarga o p
Mesmo não venha a queimar!!

Anônimo disse...

Nem sempre é percorrido a linha, quando acontece de um pará-raio que foi atuado o equipamento fica em anomalia no sistema.
Quando não é substituído na hora, Bom essa dica acontece onde trabalho.
Geralmente esse serviço é feito em regime de linha viva... abraços espero ter ajudado.

Unknown disse...

Tive um acidente com um para raio,não imaginava que explodia