domingo, 2 de outubro de 2011

O que é trabalhos em “Linha Viva” ?

É difícil imaginar nossas vidas sem eletricidade, que é um recurso essencial para coisas básicas como transporte, comunicação, alimentação e lazer. Consequentemente torna-se cada vez mais imprescindível a execução de trabalhos de manutenção nas redes energizadas, conhecido como trabalhos em “linha viva”.

Nos trabalhos com “Linha Viva” utilizamos 03 métodos:

Método ao contato

O método ao contato consiste na realização de tarefas onde o eletricista fica em contato direto com o condutor energizado, protegido através da utilização de cestas aéreas, andaimes, escadas e plataformas isoladas, luvas, mangas de borracha e coberturas isolantes. Este método é recomendado para ser aplicado nas tensões até 34,5 kV para redes convencionais e 13,8 kV para redes convencionais e compactas.

Método à distância

O método à distância consiste em se trabalhar com o auxílio de bastões isolados de elevação e fixação e bastões manuais isolados com ferramentas de encaixe universal, instaladas em suas extremidades. Esse método é recomendado para uma tensão de até 138 kV.

Método ao potencial

Esse método utiliza de medidas de segurança que garantam o mesmo potencial elétrico no corpo inteiro do eletricista, durante a execução manual das tarefas de manutenção. Entretanto, a técnica de equalizar o potencial elétrico no corpo do eletricista, se faz através de um conjunto de vestimenta condutiva (roupas, capuzes, luvas e botas), conectado através de um “cinto” ao condutor da rede. Esse método é recomendado para uma tensão igual ou acima de 138 kV.

Nenhum comentário: