domingo, 4 de setembro de 2011

O porquê do uso de óleos minerais isolantes no sistema elétrico de potência - SEP.

Alguns equipamentos possuem as suas bobinas “imersas” em óleo mineral isolante tais como certos tipos de transformadores elétricos, reatores de potência, capacitores de alta tensão, chaves e comutadores e outros equipamentos utilizados no Sistema Elétrico de Potência – SEP.

Os óleos minerais isolantes são fluidos, estáveis à alta temperatura, dotados de elevadas características isolantes. Suas principais funções são: garantir o isolamento elétrico, extinguir descargas elétricas parciais e arcos elétricos entre as espiras nas bobinas e ainda, servir como meio de troca térmica para a refrigeração do equipamento.

Atualmente, o óleo mineral largamente utilizado nos equipamentos elétricos é o derivado do petróleo. Mais também existem óleos isolantes de origem vegetal, fabricados a partir de soja, girassol e outras matérias-primas sintéticas. Calcula-se que 95 % dos equipamentos presentes nas redes e subestações das empresas distribuidoras de energia elétrica no Brasil utilizam óleo isolante mineral.

Antigamente, foram utilizados fluidos de compostos organoclorados, os PCBs, porém os mesmos foram banidos no Brasil e na maior parte do mundo devido à sua baixa biodegradabilidade e potencial agressivo ao ambiente.

Nenhum comentário: