domingo, 4 de setembro de 2011

Para que serve as bolas alaranjadas e vermelhas que são colocadas nos fios de alta tensão.

As bolas alaranjadas e vermelhas que são colocadas nos fios de alta tensão que cruzam as rodovias, servem para sinalização visual para os pilotos das aeronaves.

Existe uma circular publicada pelo Instituto Nacional de Aviação Civil que diz que o conjunto de cabos de uma linha aérea de energia ou de outra finalidade, será balizado por bolas de balizagem (baliza) com as seguintes cores, dimensões e distâncias:

- Cada baliza deverá ser de uma só cor: branca, vermelha ou laranja, devendo ser escolhida a que apresentar maior contrate com o meio ambiente;

- Cada conjunto de balizas instaladas ao longo de um cabo deverá ser:

a) De uma só cor, preferencialmente vermelha, salvo se não for contrastante, quando apenas forem necessárias quatro ou menos balizas, ou;

b) De duas cores, quando forem necessárias cinco ou mais balizas. Neste caso, as balizas deverão ser alternadamente de duas cores a escolher entre a branca, a laranja e a vermelha.

- O espaçamento entre duas balizas consecutivas deverá ser apropriado ao diâmetro da baliza. Esse espaçamento não deverá exceder em caso algum as seguintes distâncias: 30 metros quando o diâmetro da baliza for de 60 cm; 35 metros quando o diâmetro da baliza for de 80 cm; 40 metros quando o diâmetro da baliza for de pelo menos 130 cm.

- As balizas são esferas de fibra de vidro ou resina de poliéster e com peso até 5 kg.

Espero que com esta explicação consiga elucidar para vários colegas que ficam imaginando quais as funções para as tais bolas.

Nenhum comentário: