domingo, 8 de julho de 2012

Como são confeccionadas as luvas isolantes.


Visando garantir a segurança no trabalho e a vida do eletricista, as concessionárias de energia estabelecem procedimentos e metodologias para a execução das atividades realizadas nas redes de distribuição de energia elétrica. Os equipamentos de proteção individual (EPI’s) e os equipamentos de proteção coletiva (EPC’s) detêm o papel importante na garantia da integridade física desse profissional.


Entre os principais equipamentos utilizados pelo eletricista, considerados EPI’s, destaca-se as luvas isolantes confeccionada em borracha natural, sintética ou combinação de ambas, e são classificadas por dois tipos (tipo 1: não resistente ao ozônio e tipo 2: resistente ao ozônio) e seis classes de isolamento, cuja finalidade exclusiva de oferecer proteção pessoal contra choques elétricos.

 As luvas de proteção podem ser utilizadas em serviços com equipamentos energizados até 36.000 V.
A fim de garantir a sua segurança no trabalho, os eletricistas têm que inspecionar as luvas isolantes (parte interior e a superfície externa) visualmente diariamente. Entretanto, a cada seis meses, ou a qualquer momento quando detectar ou suspeitar da funcionalidade da luva isolante é obrigatório submeter a ensaio dielétrico.

Nenhum comentário: