domingo, 8 de julho de 2012

O que é Fator de Potência (FP) ?


Podemos afirmar que em todos os circuitos elétricos encontram-se as potências ativas e reativas. As potências ativas (kW) são aquelas que efetivamente produzem o trabalho, tais como: aquecimento, resfriamento, iluminação e acionamento de equipamentos. Enquanto as potências reativas (kVAr) são utilizadas para produzir o fluxo magnético necessário ao funcionamento dos motores, transformadores, etc..
Para facilitar o entendimento das duas formas de potências (ativa e reativa), utilizamos o exemplo de um copo cheio de cerveja. Isto é, num copo cheio de cerveja, tem-se uma parte ocupada pelo líquido e outra pela espuma. Para aumentar a quantidade de líquido nesse copo, tem que diminuir a espuma.
Portanto, semelhante ao copo com cerveja é a composição da Potência Elétrica utilizada em equipamentos que possuem bobinas, como por exemplo, o motor elétrico. A Potência Ativa (kW) “corresponde” ao líquido e a Potência Reativa (kVAr) à espuma. A soma vetorial dessas potências é denominada de Potência Aparente (kVA) que “corresponde” ao volume do copo (o líquido mais a espuma).
Concluímos que o Fator de Potência (FP) é o resultado da razão (divisão) entre potência ativa (kW) e potência aparente (kVA) e o seu resultado deve variar entre 0 e 1.
Na legislação brasileira, o Fator de Potência (FP) tem como limite mínimo o valor de 0,92. Caso ocorram valores menores, os consumidores poderão ser penalizados. Para manter o FP dentro da legislação estabelecida, utilizamos a técnica de se instalar bancos de capacitores próximos aos equipamentos que necessitam da energia reativa para sua operação.

Nenhum comentário: