domingo, 6 de janeiro de 2013

Os cuidados que devemos ter na instalação e utilização do chuveiro elétrico.


Na maior parte das residências, encontramos o chuveiro elétrico instalado de modo inadequado. Isto porque, de acordo com a norma técnica (NBR 5410), não são permitidas instalações de tomadas sem proteção por DR (Dispositivo de Proteção à Corrente Diferencial Residual) e dispositivo de controle e manobra, em áreas molhadas.

Ressaltamos que a mudança de temperatura nos chuveiros elétricos é feita utilizando-se uma chave seccionadora do tipo faca, instalada na parte superior. Esta chave de manobra não é adequada para operar sob carga, além de estar situada próxima da “carcaça”, é alta para o operador e frequentemente muito “rígida” para manobrar.  

As pessoas, por desconhecimento, efetuam a mudança de temperatura do banho com chuveiro ligado, correndo sérios riscos de acidentes, pois nessa condição, a pele molhada potencializa o choque elétrico. Outro problema que encontramos, é a instalação elétrica do chuveiro realizada de forma inadequada, utilizando fios finos e emendas sem fitas isolantes.  

Portanto, recomendamos sempre utilizar profissionais capacitados nas instalações e manutenções do chuveiro elétrico. Após ler este texto, dê uma “olhada” na instalação do chuveiro da sua residência. 

Nenhum comentário: