quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Chile - Valparaíso y Vina Del Mar

Dia 08/01/2006 – Valparaíso y Vina Del Mar

Hoje resolvemos conhecer as duas cidades mais famosas do Chile. Como é verão, o sol fica “acordado” até às 21h, então é possível ir de Santiago até as duas cidades e retornar para a capital do Chile.
Fomos de ônibus da empresa Condor, que sai do terminal São Borja, e comprando o bilhete de ida e volta, tem um abatimento. (Ida = $ 4.000,00 e Volta = $ 2.100,00 pesos).
Passamos pelo vale do vinho na cordilheira do Andes e fiquei impressionado pela a quantidade de “parreiras” que encontramos e a infraestruturas das vinícolas. Para minha admiração foi com a estrada (rota 68), pista dupla privatizada com todos acessórios: atendimentos médicos, telefones a energia solar e socorro mecânico. Quando teremos a nossa BR 324 na mesma situação? Vale apenas ressaltar, que a economia do Chile é menor do que a de São Paulo.
Chegamos a Valparaíso as 11:00h e fiquei deslumbrado com a cidade. Antigamente, tinha sido um porto marítimo mais importante da América do Sul, mais com abertura do canal do Panamá hoje é, o principal porto marítimo de exportação do Chile. É uma cidade que mistura o passado com o presente com seus “los miradores”, “paseos” e “plazas”. O antigo com o presente junto, muito interessante essa “mistura”. Encontramos ainda, muita gente de vários lugares do mundo visitando essa bela cidade cheia de “funiculares” (14), ligando o alto da serra com a parte baixa da cidade. Um verdadeiro labirinto de pequenas ruas que vocês vão descobrindo vista cada vez mais maravilhas e seus belos restaurantes e pousadas aconchegantes.
Recomendamos fazer uma refeição nessa cidade saboreando um peixe chamado “congrio”, uma delícia!!!!!
Vina Del Mar uma cidade muito próxima totalmente diferente, moderna, rica e com belos balneários e seu famoso cassino. Cidade de filme de hollywood.
Faço a seguinte comparação: “Uma é a irmã mais velha cheia de sabedoria e história e a outra, a mais nova, cheia de beleza e arroubos da juventude”.

Nenhum comentário: