domingo, 9 de janeiro de 2011

Co-Geração de Energia, o que é isto ?

Co-geração é definida como o processo de transformação de uma forma de energia em mais de uma forma de energia útil, freqüentes são a energia mecânica (movimentar máquinas, equipamentos e turbinas de geração de energia elétrica) e a térmica (geração de vapor, frio ou calor).

Para exemplificar o processo de co-geração, apresentamos uma caldeira que utiliza como fonte primária de energia a queima do bagaço e/ou a palha da cana para produzir vapor em alta pressão, com temperatura superior ao ponto de ebulição da água. A liberação desse vapor ocorre através de sistemas mecânicos que o transfere para os processos industriais, como também para o acionamento das turbinas, que vão gerar energia elétrica. O ciclo se completa com o retorno do vapor condensado à caldeira, para ser novamente aquecido.

É bom salientar que a co-geração apresenta alta eficiência energética, pois não há o desperdício de energia térmica, pois essa energia é utilizada em processos industriais, como secagem, evaporação, aquecimento, cozimento, destilação e etc. Podendo ainda, produzir mais duas fontes de energia: a mecânica e a elétrica.

Segundo o Balanço Energético Nacional (2003), a participação da biomassa na matriz energética brasileira é de 27%, a partir da utilização de lenha de carvão vegetal (11,9%), bagaço de cana-de-açúcar (12,6%) e outros (2,5%). Projeções da Agência Internacional de Energia indicam que o peso relativo da biomassa na geração mundial de eletricidade deverá passar de 10 TWh, em 1995, para 27 TWh em 2020.

Nenhum comentário: