domingo, 23 de janeiro de 2011

Como funciona o sistema de geração de Energia Solar (Fotovoltaico)?

Tentarei explicar neste texto como funcionam os sistemas fotovoltaicos que produzem eletricidade através da energia solar “luz do sol”.

Os sistemas fotovoltaicos de energia autônomos são aqueles que produzem e armazenam eletricidade através de baterias, sendo utilizados onde se necessita alimentar carga à noite ou em períodos nublados. Esses sistemas fotovoltaicos encontram-se principalmente em regiões remotas ao redor do mundo sendo na eletrificação rural a área mais difundida.

Normalmente, o sistema fotovoltaico de energia autônomo é composto por um conjunto de células solares que formam os módulos solares e por equipamentos complementares, como baterias, controladores de carga e inversores.

Esses componentes possuem as seguintes funções:

- Os módulos solares são considerados os dispositivos mais importantes do sistema, pois é o responsável pela conversão da energia solar em energia elétrica.

- As baterias armazenam a eletricidade obtida através da luz solar durante o dia, possibilitando o funcionamento das lâmpadas e dos aparelhos elétricos à noite.

- O controlador de carga é instalado entre os módulos e as baterias para gerenciar o processo de carga e descarga das baterias, evitando que as mesmas sejam sobrecarregadas ou descarregadas além de limites pré-determinados, aumentando assim sua vida útil.

- O inversor é necessário em um sistema fotovoltaico quando necessitamos alimentar carga em corrente alternada.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá, estou começando meu projeto de monografia e estou interresada em fazer um aquecedor solar com garrafas PET, você tem alguma informação sobre o assunto para disponibilizar?
Gostei muito do seu blog.

Sou de Minas Gerais.
apenasumolhar-engenharia.blogspot.com.br/