quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Vocês sabem o que significa “Sistema de Aterramento”?

Na Física, entende-se que o “planeta Terra” é capaz de fornecer ou absorver uma quantidade de cargas elétricas (partículas carregadas), permanecendo-se sempre eletricamente neutro. Baseado nesse conceito é que se origina o sistema de aterramento.

O sistema de aterramento é um conjunto de condutores e hastes de cobre enterradas diretamente ao solo, cujo objetivo é eliminar as fugas de eletricidade e proteger os usuários de um possível choque elétrico. É bom ressaltar que a resistência do aterramento é muito dependente da constituição do solo, sua umidade e temperatura, portanto pode apresentar grandes variações ao longo do ano.

A forma de aterramento mais completa é a “malha de terra”, composta de condutores horizontais formando um quadriculado, com hastes cravadas ao solo em pontos estratégicos. As malhas são amplamente usadas em subestações.

Muitos já ouviram falar sobre o aterramento e da sua importância em uma rede elétrica. No entanto, a maioria das pessoas não sabem como e quanto, ele influencia no funcionamento dos aparelhos elétricos e eletrônicos, como também na segurança das instalações elétrica.

Nenhum comentário: