domingo, 20 de março de 2011

O que é inspeção termográfica?

Inicialmente, definiremos a termografia como uma técnica que estende a visão humana através do espectro infravermelho. O Infravermelho é uma freqüência eletromagnética naturalmente emitida por qualquer corpo, com intensidade proporcional a sua temperatura.

Sendo assim, essa técnica é capaz de registrar imagens em infravermelho, através de uma câmera termográfica onde se "enxerga" o calor emitido pelos corpos. Com a câmera termográfica, fica extremamente fácil a localização de regiões quentes ou frias, através da interpretação dos termogramas que fornecem imagens, em faixas de temperatura que podem cobrir de –40 a 1500 ºC.

A inspeção termográfica, através câmera apropriada, é executada constantemente nos sistemas elétricos, pois possibilitam a detecção com antecedências das distorções anormais de emissões de calor nas conexões e nos equipamentos elétricos em funcionamento, permitindo a adoção de ações corretivas, antes que ocorra a interrupção da energia elétrica.

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigado pela explicação, a Inspeção Termográfica vem sendo cada vez mais buscada por grandes empresas e indústrias, com o objetivo de prevenir que esse tipo de falha ocorra.