domingo, 27 de março de 2011

Sempre ouvimos falar sobre cabos elétricos de potência de 15kV como protegidos ou isolados, quais as diferenças entrem eles?

Primeiramente, vamos compreender o cabo elétrico como um conjunto de fios encordoados, podendo o conjunto ser isolado ou não. Portanto os cabos elétricos de potência de 15kV podem ser protegidos ou isolados.

O cabo elétrico de potência protegido tem como principais componentes o condutor, a isolação e a cobertura. Como não possui blindagem metálica não deve ser “tocados” quando energizados, sob o perigo de acidentar-se devido fuga da eletricidade.

Já o cabo elétrico de potência isolado tem como característica principal a blindagem metálica (fios de cobre) aplicada sobre a parte semicondutora externa, que além de garantir o confinamento do campo elétrico, permite o sólido aterramento do cabo tornando-o seguro ao toque.

Portanto, é muito importante o profissional conhecer essas diferenças para adoção dos procedimentos de segurança no trabalho, compatível para cada tipo cabo.

Nenhum comentário: