domingo, 2 de setembro de 2012

Como é a atividade laboral do leituristas do consumo de energia elétrica.

A medição do consumo de energia elétrica é um serviço muito conhecido dos consumidores, principalmente de quem reside em casa. Entretanto, mesmo conhecido por diversos consumidores, o trabalho dos leituristas não é fácil e engloba uma série de outras funções.
 
Para cada leiturista é estabelecida uma rota pré-determinada que deve ser visitada mensalmente por este profissional, visando coletar as informações do consumo de energia elétrica em cada residência, estabelecimento comercial ou industrial.
Na execução do seu trabalho, o leiturista utiliza um equipamento portátil conhecido como microcoletores para a coleta das informações. Durante o processo da leitura, o microcoletor exige uma confirmação dos dados para armazenar na memória. Pois, digitado a leitura, este aparelho é capaz de efetuar controles e sinalizar possíveis anomalias de consumo, julgando a leitura por excesso ou por baixo consumo baseado em dados históricos.
 
Outro fato interessante, é que o leiturista deve se posicionar em frente do medidor de energia, com objetivo de evitar o erro de paralaxe. Esse é um erro que ocorre pela observação errada na escala de graduação, principalmente nos medidores com ponteiros, devido o desvio óptico e pelo ângulo de visão do observador.
 
No futuro muito próximo, os dados das unidades consumidoras poderão ser enviados para os microletores, em mão dos leituristas, através da tecnologia GPRS (General Packet Radio Services ou Serviços Gerais de Pacotes por Rádio), cuja finalidade é possibilitar o cálculo do consumo da energia elétrica e emitir instantaneamente a fatura com a conta do mês ou de possíveis débitos anteriores. Uma impressora portátil imprimirá a fatura no mesmo local para ser entregue ao consumidor, em papel térmico, mais resistente à água e calor.

2 comentários:

Felipe Moraes disse...

Boa noite professor Cide

Meu nome é Felipe Moraes e tenho lido seu blog ultimamente. Gostaria de saber se os textos aqui postados são de sua autoria.
Também gostaria de saber se poderia utilizar seus textos nos meus trabalhos acadêmicos (Aula de eletricidade básica, Graduação em Mecatrônica industrial). Se sim, poderia me dizer seu nome completo para referência?

Desde já agradeço.

Agamenus disse...

Meu nome é Hermesson dos Santos Silva e li sobre "Como é a atividade laboral do leituristas do consumo de energia elétrica.". Estou escrevendo um pré projeto do curso Técnico em Eletromecânico a qual está em término. Gostaria que me informasse seu nome completo a fim de mencionar o referido assunto e também o autor(acredito que seja o senhor, além do ano da publicação para fins acadêmicos.Meu email:hermessond@gmnail.com
Agradeço pela compreensão.