domingo, 2 de setembro de 2012

Como funciona o alicate Volt-Amperímetro


 Os Alicates Volt-Amperímetro são instrumentos que possibilitam a medição de corrente contínua (CC) e alternada (CA) por meio de “garras” que envolvem o condutor sem a necessidade de interromper ou desligar a energia do circuito elétrico. Esses instrumentos são muito utilizados nas atividades executadas no Sistema Elétrico de Potencia - SEP.
Na medição da corrente elétrica utilizam-se as “garras” existentes no instrumento de modo “abraçar” o condutor. As garras funcionam como núcleo de um transformador de corrente em que o primário é o condutor abraçado e o secundário é uma bobina enrolada, localizada dentro do alicate Volt-Amperímetro.
Para medir tensão, esse instrumento possui dois terminais nos quais são conectados os fios, que serão colocados em contato com o local a ser medido.
O medidor de Corrente e de Tensão, tipo “alicate”, possui escalas para medir a Corrente e a Tensão, ajustado através de uma chave seletora (corrente ou tensão), antes de efetuar a medição.
Caso o profissional não tenha a uma idéia do valor da corrente ou da tensão a ser medida, ela deverá selecionar no aparelho a maior escala de corrente ou tensão e ir diminuindo a escala para que seja efetuada a medição corretamente. Lembramos ainda, que para medir a corrente elétrica o condutor abraçado deve ficar mais centralizado possível dentro do gancho formado pelas “garras”.

Um comentário:

sergio silva disse...

ainda não entendi ,a ca induz corrente no segundario do alicate amperimetro ,certo? mas a coreente continua so cria um campo magnético estátic0,sem variação ,e sem imdução , ai concluo que o referido instrumento tenha um outro sensor de campo magnéto e não um secundario ,.
gostaria de sab er como é o elemento ou acessório que faz a leitura da cc.