domingo, 2 de setembro de 2012

Porque os pássaros não morrem ao pousar em um fio da rede primária de distribuição


Quando o pássaro pousa na rede elétrica os seus pés ficam apoiadas no mesmo fio. Isto é, a distância entre os pés é bem curta não sendo suficiente para gerar um potencial elétrico entre dois pontos (DDP).

Ao pousar no fio, não circulará nenhuma corrente elétrica pelo seu corpo e ele poderá descansar. O que faz a corrente fluir é a diferença de potencial (tensão) entre dois pontos.

A situação é muito diferente quando o pássaro toca qualquer parte do seu corpo em outro lugar enquanto mantém os pés apoiados no fio. Se ele encostar a asa em outra parte da rede elétrica, por exemplo, no poste e continuar usando o condutor como apoio, aparecerá uma diferença de potencial (tensão) que pode chegar a 7600 volts. Isso geraria uma corrente elétrica violenta, capaz de transformar o pobre animal em uma porção “bem torrada” de passarinho.

É por esse motivo, que os eletricistas fazem a manutenção nas redes elétricas de distribuição tomando todos os tipos de precaução enquanto trabalham. A principal é manter uma distância segura das partes energizadas na hora do conserto, como também isolar todas as partes das redes que possam ter contato acidental.

Nenhum comentário: