domingo, 6 de janeiro de 2013

O que é choque elétrico e a fibrilação ventricular


São perturbações e efeitos diversos que se manifestam no organismo humano quando este é percorrido por uma corrente elétrica. Ao circular pelo corpo humano produz uma sensação desconfortável que é conhecida como choque elétrico.

É a partir dos 30 miliampères (30 mA) que a corrente pode começar a provocar efeitos danosos em nosso corpo, indo desde um leve formigamento, passando pela paralisia momentânea e pela tetanização (rigidez total dos músculos).  O maior perigo é quando a corrente elétrica passa pelo coração, podendo provocar a fibrilação ventricular.

A fibrilação ventricular é um fenômeno diferente da parada cardíaca, mais com consequências idênticas. Na fibrilização, as fibras musculares do coração ficam tremulando desordenadamente, tendo, como conseqüência, uma total ineficiência no bombeamento do sangue. A pressão arterial reduz à zero, a pessoa desfalece, ocorrendo conjuntamente a parada respiratória.  

As consequências do choque elétrico dependem principalmente:
  • do percurso da corrente no corpo humano;
  • daintensidade e do tempo de duração;
  • da região do choque no corpo humano;
  • do estado de saúde do indivíduo;
  • das condições orgânicas do indivíduo, entre outras.
Portanto, recomendamos sempre cumprir as normas regulamentadoras nas instalações elétricas e utilizar profissionais capacitados nas manutenções e construções.

Um comentário:

Roberto Meireles disse...

Professor, gostaria que o Senhor abordasse a respeito dos efeitos do choque elétrico por indução. Sou eletrotécnico e presenciei uma situação desta natureza em uma linha de 69kV, me surpreendi pois a vítima sobreviveu ainda que, infelizmente, com sequelas permanentes.