domingo, 3 de março de 2013

Qual é a finalidade das correntes metálicas penduradas debaixo do tanque dos caminhões que transportam combustíveis, de modo que uma extremidade toca no chão?



É necessário analisar que um caminhão tanque em deslocamento, está constantemente colidindo com as moléculas presentes do ar, e movimentando o combustível transportado no tanque. Portanto, essas colisões (atrito) são capazes de desequilibrar os átomos da estrutura do caminhão, como também do combustível, deixando-os eletricamente carregados.

A principal finalidade da corrente metálica é funcionar como uma espécie de fio terra, pois os pneus de borracha mantêm o caminhão isolado do solo, e as correntes ou malhas que ficam penduradas, permitem que toda carga elétrica (eletricidade estática) dissipem para o solo sem causar faíscas.

Ao estacionar o caminhão, ele ainda poderá ter eletricidade estática acumulada. Entretanto, para minimizar o risco de acidentes, torna-se obrigatório aterrar o caminhão, pois ao aproximar a mangueira do bocal do tanque para esvaziamento do combustível, que poderá formar-se uma faísca, com potencial para inflamar os gases combustíveis, causando um incêndio ou uma bela explosão!!!

O perigo principal da eletricidade estática é a ignição de uma atmosfera composta por vapores inflamáveis. Outro perigo são os choques inesperados nos seres humanos, que podem resultar em ferimentos graves.

Um comentário:

Anônimo disse...

Além de muito gato, muito inteligente, onde vc aprendeu tudo isso? Hehe beijos sua admiradora não tão secreta J.A.